A pastora missionária presa em Jaraguá do Sul, suspeita de integrar um grupo conspiratório conhecido como Nesara Gesara, se trata de Maria Aparecida Gomes Barbosa, de 63 anos. O grupo é suspeito de aplicar golpes financeiros em mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior. As informações são do g1 SC

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp

Ela é natural de Patos, na Paraíba, e foi localizada pela Polícia Civil na casa da Filha, no Norte de Santa Catarina, na última quarta-feira (20). A mulher não cometeu os crimes na cidade catarinense. 

Mulher de grupo conspiratório que prometia lucro de “octilhão” em igrejas é presa em SC

Segundo a Polícia Civil, ela teria relação próxima com o pastor Osório José Lopes Júnior, apontado como líder do grupo, e seria uma administradora do esquema. Em entrevista ao Encontro, da TV Globo, nesta quinta-feira (21), o delegado Marco Aurélio Sepúlveda disse que a mulher é apontada por captar investimentos e vítimas para o esquema.

Continua depois da publicidade

— Ela assumiu uma função de administradora. Era como se fosse uma ‘mula da fraude’, em um termo bem grosseiro. Ela seria responsável por coordenar os grupos sociais, angariar as vítimas e ajudar os líderes a captar mais investimentos — explicou. 

O grupo era composto por pastores que induziram fiéis que frequentam suas igrejas a acreditar que eram “abençoados a receberem grandes quantias de dinheiro”. Os suspeitos usavam uma teoria conspiratória conhecida como “Nesara Gesara”, fundada nos Estados Unidos, e prometiam lucro de até um “octilhão” de reais (1.000.000.000.000.000.000.000.000.000). 

A Polícia Civil afirma que eles movimentaram R$ 156 milhões em cinco anos, além de criar 40 empresas fantasmas e movimentar mais de 800 contas bancárias suspeitas. 

Ainda conforme a polícia, os suspeitos utilizavam as redes sociais para cometer os golpes. A ideia era convencer as vítimas a investirem suas economias em falsas operações financeiras ou falsos projetos de ações humanitárias.

Continua depois da publicidade

O Nesara Gerasa é composto por 200 integrantes, incluindo dezenas de pastores. Os líderes religiosos prometiam retorno “imediato e rentabilidade estratosférica”.

Leia também

Obras na BR-376 causarão bloqueios na pista e devem causar filas entre SC e PR

Clínicas de luxo de “discípulas” de coach de emagrecimento de SC são alvo de nova denúncia

Briga acaba com homem morto a golpes de facão à luz do dia e assusta vizinhos em Joinville