O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira os empresários que estão fazendo demissões. Em entrevista no Itamaraty, ele reclamou especialmente de setores que cobram medidas do governo como contrapartida para manterem os postos de trabalho no país. Lula citou como exemplo a proposta apresentada por setores empresariais para que o governo pague seguro-desemprego a trabalhadores que tiverem salários suspensos temporariamente.

Continua depois da publicidade

– Acho muito engraçado. Uma parte dos empresários poderia pagar (os trabalhadores) com os lucros que acumulou – disse.

Lula disse que o governo não deixará de assumir a responsabilidade de cuidar dos trabalhadores, mas avaliou que os números da economia não são motivos para demissões.

– Nenhum empresário tem motivo para mandar qualquer trabalhador embora. Nenhum – afirmou.

– É preciso ter compreensão de que todo mundo está preocupado com essa crise e todos nós, empresários, governo e trabalhadores, temos de ter como prioridade a parte mais fraca da cadeia, para que esta não seja prejudicada – disse.

Continua depois da publicidade

– Não há nenhuma razão para os trabalhadores serem mandados embora – completou.

O presidente disse que é preciso analisar os números do comércio neste fim de ano e de alguns setores como o automobilístico, que acumulou lucros.

– O papel do empresário não é ficar encontrando jeito de manter o mesmo lucro. O papel dele é trabalhar de forma muito rápida junto com o governo para que a gente evite que a crise chegue a toda a sociedade brasileira – disse.

Entenda a crise: