Ao completar dois meses de vacinação contra o coronavírus nesta sexta-feira (19), Santa Catarina ainda está longe de alcançar a imunização total dos grupos prioritários. Em 60 dias de aplicações, pouco mais de 100 mil pessoas receberam as duas doses necessárias para proteção contra a Covid-19 no Estado e nenhum dos 27 grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação foi 100% imunizado. O total de pessoas que tomaram as duas doses necessárias representa apenas 3,69% do público preferencial, que é composto por 2,89 milhões de pessoas.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), 107.050 pessoas receberam a segunda dose do imunizante em SC e outras 321.238 foram contempladas apenas com a primeira aplicação.

O intervalo recomendado para aplicação das segunda dose é de 2 a 4 semanas depois de aplicar a primeira, no caso da vacina Butantan/Coronavac, e de 12 semanas no caso da Oxford/Astrazeneca. Em Santa Catarina, 85% das vacinas recebidas até agora são do consórcio Butantan/Coronavac.

Continua depois da publicidade

Oeste ameniza colapso, mas outras regiões de SC têm alta em casos ativos de covid-19 e filas de espera por UTI

O grupo mais adiantado na imunização percentualmente é o de idosos em instituições de longa permanência. Segundo o Monitor de Vacina, foram vacinados com duas doses 84% deste público, o que representa 13.609 mil aplicações. 

> Desembargador devolve a Moisés poder de decisão sobre lockdown em SC

O público que aparece em segundo no ranking de pessoas com deficiência em instituições, com 81,58% (536), seguido de é o de indígenas, que alcançou 61,37% da imunização (9.372). Os demais grupos ficam abaixo de 50% do público estimado, inclusive os profissionais da saúde, com 44% (73.683).

Veja no gráfico abaixo a evolução das doses aplicadas em Santa Catarina

Estão sendo vacinados desde 18 de janeiro idosos que vivem em instituições, pessoas com deficiência que frequentam instituições, profissionais da saúde, população indígena e idosos a partir de 75 anos. 

Continua depois da publicidade

Os próximos grupos a serem atendidos, ainda sem data definida, são população quilombola, com 8.791 pessoas estimadas pelo Plano Estadual de Vacinação, e 194 mil pessoas com idades entre 70 e 74 anos.

Ritmo de aplicação das doses melhora em relação ao primeiro mês

O ritmo atual de aplicação diária de doses é de 7.138. Em relação ao primeiro mês, quando a média se manteve entre 5,7 mil e 6,3 mil, a velocidade melhorou. Contudo, se o Estado mantiver esse padrão, toda a população prioritária será totalmente imunizada somente em 10/4/23.

Entretanto, a média diária de doses aplicadas segue distante da capacidade de outras campanhas de imunização, como a da gripe, que mesmo durante a pandemia em 2020 conseguiu aplicar 20,1 mil vacinas por dia, em média. Segundo a Dive, o ritmo da vacinação depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

> Lockdown descartado, multa e praias liberadas: o que muda com o novo decreto em SC

Índice de imunizados para cada mil habitantes tem disparidade entre as regiões

O alcance da aplicação das duas doses na população ainda é desigual entre as 17 regiões de Saúde de Santa Catarina. A média geral do Estado é de 14 vacinados com as duas doses para cada 1 mil moradores. Mas enquanto na regional de saúde de Xanxerê há 27 pessoas para cada 1 mil habitantes que receberam as duas doses, na regional de Itajaí, o índice é de apenas 9 para cada 1 mil. 

Continua depois da publicidade

Veja a evolução do índice de vacinados com as duas doses para cada 1 mil habitantes

Das 17 regiões, 9 apresentam um alcance menor do que a média estadual: Concórdia, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Videira, Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul e Itajaí.

Mutirão vai vacinar idosos no fim de semana

Para acelerar o processo de imunização, fundamental para reduzir o número de mortes e de procura pelo sistema hospitalar, que está colapsado em Santa Catarina, um mutirão de vacinação dos idosos será realizado neste fim de semana, 20 e 21 de março.

> Vacinas para mutirão contra Covid-19 chegam a cidades de SC; confira a distribuição

– Considerando a situação da Covid-19, o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde) achou prudente acelerar a vacinação dos idosos, que é um público vulnerável e que possui um alto risco de desenvolver formas graves da doença. Por isso, iremos encaminhar essa nova remessa de vacinas para que todos os idosos acima de 75 anos possam ser imunizados no fim de semana – disse o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.

Com essa nova remessa, também será possível iniciar a vacinação dos idosos de 70 a 74 anos, que serão convocados pelos municípios de acordo com a quantidade de doses disponíveis, conforme Macário. As 73.700 doses foram enviadas aos municípios durante a sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Governador prevê chegada de lote com vacinas neste sábado

No total, Santa Catarina já recebeu 730.840 exemplares de vacina do Ministério da Saúde desde a segunda quinzena de janeiro. Restam para aplicação ao longo da próxima semana ainda 302 mil. 

Além disso, deve chegar neste sábado ao Estado um lote com mais 146.750 doses, conforme informou o governador Carlos Moisés na noite desta sexta-feira.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

Monitor da Vacina mostra todos os dados de vacinação em SC
Monitor da Vacina mostra todos os dados de vacinação em SC (Foto: Monitor da Vacina/Reprodução)

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

Secretaria da Saúde quer comprar vacina da Pfizer para Santa Catarina

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

Continua depois da publicidade

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Assista abaixo à animação que mostra o crescimento diário de casos de coronavírus em cada Estado do país desde o início da pandemia de covid-19: