De acordo com lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nenhum dos 212 planos de saúde suspensos nesta terça-feira é catarinense. São 21 operadoras de todo o Brasil que não poderão prestar serviços nos próximos três meses devido ao descumprimento das regras de atendimento aos pacientes. A medida começará a valer na próxima sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O Estado tem 50 opções de planos de saúde. Desde o começo do programa de monitoramento, em 2012, já foi suspensa a comercialização de 618 planos de 73 operadoras. Esta é a primeira apresentação de resultados após a ampliação do escopo do programa, no início deste ano.

Agora, além do descumprimento dos prazos estipulados pela ANS para marcação de consultas, exames e cirurgias, são considerados também os demais itens relacionados à negativa de cobertura, como: o rol de procedimentos, o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos.

Continua depois da publicidade

Veja a lista completa das operadoras suspensas em todo o Brasil

Atualmente, 1.513 operadoras de planos de saúde atuam no Brasil. Em 2012, essas operadoras movimentaram mais de R$ 95 bilhões. O usuário pode fazer reclamação, sugestão e tirar dúvidas sobre operadoras dos planos de saúde pelo número da ANS: 0800-701-9656.