Ter no planejamento e na inovação um norte para os negócios é fundamental para manter as organizações competitivas e capazes de atender com qualidade ao anseio de seus públicos. A necessidade de constante mudança foi a ênfase da palestra do presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, a uma plateia de empresários, executivos e autoridades nesta quarta, na reunião-almoço Tá na Mesa, na Federasul. Com o tema “Transformar para Crescer”, Sirotsky relatou como os aprendizados de sua vida foram trazidos para a RBS e fortificaram os valores da empresa.
Continua depois da publicidade
– Tenho aprendido, em 43 anos de carreira, que a transformação deve ser permanente, para a vida e para as organizações. Saber fazer tudo com paixão, preocupar-se com a formação e o desenvolvimento das pessoas e jamais se acomodar são elementos fundamentais para qualquer atividade – disse.
Em especial nas empresas, a ousadia para garimpar oportunidades que nem sempre se revelam com clareza é fundamental, explicou Sirotsky. O risco da tomada de decisão, entretanto, é reduzido quando há planejamento. O empresário lembrou, ainda, que empresas familiares devem contar com a inserção de profissionais de fora para encontrar novos caminhos para crescer.
Palavra-chave no ambiente corporativo moderno, a inovação pode ser potencializada com a crença nos jovens e a criação de um movimento que una gerações em torno de novas ideias.
Continua depois da publicidade
– Nenhuma inovação surge sozinha, é resultado de processos que passam por profissionais de diferentes gerações. Por isso é importante criar uma cultura de inovação permanente – explicou durante a palestra, que encerrou o Tá na Mesa em 2013.
Ao seguir essas diretrizes, as empresas encontram oportunidades valiosas no mercado. Um dos exemplos citados pelo presidente do conselho foi a criação do braço digital do Grupo RBS, e.Bricks, que já recebeu R$ 300 milhões em investimentos.