Madiba, sempre estará vivo no coração de seu povo sul africano! Nelson Mandela sempre estará vivo nos corações e mentes de todos que acreditam na liberdade como condição infinita da vida.

Continua depois da publicidade

Como foi profundo e revelador o fato de estar junto de Nelson Mandela em duas ocasiões. Em 2001, por ocasião da III Conferencia Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância, quando tive a honra de ser um dos oradores no encerramento da Conferência representando o Brasil.

Em outra oportunidade, com emoção redobrada, pelo fato de antes de embarcarmos para a África do Sul, a Ministra Matilde e eu fomos recebidos no aeroporto Internacional de Maputo (Moçambique), pela mulher de Mandela, Graça Machel, quando seguimos para Johanesburgo ao seu encontro.

Ficar diante de oportunidades como as que vivi, fortalecem nossas convicções de acreditar que “Vencer é possível”, como acreditava Nelson Mandela.

Nós, a humanidade só ganhamos! Perto ou distantes de Mandela. Ele disse em suas biografias, as autorizadas ou não, sobre suas virtudes e fraquezas, sobre os sonhos de um continente africano livre e soberano, contudo, não ignorou as enormes dificuldades.

Continua depois da publicidade

Sempre pensei… como é possível viver 27 anos confinado, preso político numa masmorra de pedras justamente com base no ódio racial e não odiar?! Concluí que a sua sabedoria assim como seu sorriso e o gingado de seu corpo não estava aprisionada. Seu coração pulsava para além dos muros, construindo o horizonte possível para o povo africano e de todos os continentes.