Após três dias de interrupção, os diálogos sobre a Síria organizados pela ONU retomaram nesta terça-feira em Genebra sem a delegação do governo de Damasco, que ainda não tomou uma decisão sobre o seu retorno à mesa de negociações.
Continua depois da publicidade
“A delegação não voará para Genebra, nem hoje (terça), nem amanhã. A decisão final (do seu retorno às negociações) ainda não foi tomada”, declarou uma fonte próxima da delegação à AFP.
O jornal Al Watan, próximo do regime do presidente sírio Bashar al-Assad, afirmou que os líderes sírios ainda estudam o convite da ONU para voltar se juntar às negociações em Genebra.
No dia 28 de novembro, teve início a oitava rodada de negociações para acabar com uma guerra que já dura quase sete anos. As negociações podem durar até meados de dezembro, de acordo com o mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.
Continua depois da publicidade
Uma porta-voz da ONU em Genebra, Alessandra Velluci, informou que Mistura iria se encontrar com a delegação da oposição nesta terça-feira à tarde.
O mediador organizou sete rodadas de negociações desde 2016 sem obter nenhum progresso significativo. bur-lar-apo/gca/roc/gm/acc/mr
* AFP