Além de produzir tubos espetaculares, a força das ondas de mais de 2,5 metros de altura na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), destruiu algumas pranchas pelas oitavas-de-final do Hang Loose Pro Contest 2004.
Continua depois da publicidade
Logo na primeira bateria desta sexta, dia 6, o catarinense Neco Padaratz e o paulista Danylo Grillo tiveram suas pranchas partidas nas primeiras tentativas de domar os tubos gigantes da Cacimba do Padre. Neco ainda quebrou outra, mas conseguiu vencer a disputa e Danylo superou por uma pequena diferença o sul-africano David Weare na briga pela segunda vaga.
Em um dos confrontos mais emocionantes de toda a segunda etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) de 2004, o catarinense totalizou 12,77 pontos e Danylo marcou 12,73 pontos. O sul-africano David Weare foi eliminado com 12,53 pontos.
O atual campeão mundial do WQS, Neco Padaratz, continua na busca do bicampeonato e a vitória no Hang Loose Pro Contest vale um prêmio de US$ 10 mil, além de 1.500 pontos que garantem a liderança no ranking que completa a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).
Logo após quebrar sua segunda prancha, Neco completou a bateria com uma emprestada pelo também catarinense James Santos. Ele saiu do mar e ficou lamentando a perda do seu equipamento preferido e que lhe deu muitas vitórias:
Continua depois da publicidade
– É triste porque é uma prancha que estou há quatro anos trazendo para cá. Foi com ela que venci aqui no ano passado, que conquistei a vitória no WCT da França (em 2002) e que me consagrei campeão mundial do WQS no Havaí em dezembro – lamentou Neco.
– Eu ainda tenho prancha, só que ela não é adequada para estas ondas que estão rolando aqui. Não vai ser isso que vai derrubar a minha concentração, apesar de que eu amava estas duas pranchas e ia viajar com elas durante um bom tempo ainda – contou Neco.
Dos 32 surfistas que competiram nesta sexta, apenas nove eram estrangeiros e mesmo assim seis se classificaram para as quartas-de-final do Hang Loose Pro Contest.
A primeira bateria das quartas-de-final terá o sul-africano Warwick Wright, de apenas 19 anos, que avançou com o australiano Kirk Flintoff para enfrentar os brasileiros Neco Padaratz e Danylo Grillo.
Continua depois da publicidade
A segunda bateria terá os nordestinos Marcelo Nunes (RN) e Wilson Nora (BA) enfrentando o havaiano Dustin Barca e o sul-africano Travis Logie.
Na terceira, o havaiano Jesse Merle-Jones pega três brasileiros: Fábio Nunes (SP), Marcondes Rocha (AL) e Davi de Jesus (SC).
E na última quarta-de-final, o sul-africano Paul Canning também vai encarar três brasileiros: Vitor Faria (SP), Pedro Henrique (RJ) e Daniel Hardman (RJ).