Depois de dois dias reservados apenas à categoria feminina, finalmente teve início nesta quinta, dia 3, a disputa entre os homens no Quiksilver Pro, a etapa de abertura do ASP World Championship Tour (WCT), que reúne a elite do surfe mundial, na Austrália.

Continua depois da publicidade

Entre os sete brasileiros que estrearam, somente o catarinense Neco Padaratz conseguiu vencer sua bateria e avançar direto para a terceira fase do WCT.

Atual bicampeão do circuito World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso ao WCT, Neco começou com um belo tubo e ainda aplicou várias manobras fortes para garantir uma nota 8,17 que acabou definindo a vitória sobre os australianos Mark Occhilupo e Luke Stedman. Occy ainda tirou uma nota 8 nos minutos finais, mas o resultado apontou Neco em primeiro lugar com 15,17 pontos, contra 14,33 de Occhilupo e 12,00 pontos de Stedman.

O paranaense Peterson Rosa até conseguiu a primeira nota alta da temporada na bateria inaugural do WCT 2005. Porém, depois do 8,5 recebido em sua segunda apresentação, o tricampeão brasileiro não conseguiu achar mais nenhuma onda boa e terminou em último lugar na disputa contra o australiano Darren O?Rafferty e o norte-americano Chris Ward.

O carioca Raoni Monteiro terminou em segundo lugar na disputa seguinte e outros quatro brasileiros também seguiram o caminho da repescagem na Austrália: o paulista Renan Rocha, o cabo-friense Victor Ribas, o potiguar Marcelo Nunes e o pernambucano Paulo Moura, que foi batido pelo hexacampeão mundial Kelly Slater.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo como serão os confrontos da repescagem e também como está a chave feminina, no Roxi Pro 2005.