Um tubo nos minutos finais da bateria garantiu a Neco Padaratz a vitória no primeiro confronto do Hang Loose Pro Contest nesta quinta, dia 5, na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha. O atual campeão mundial do World Qualifying Series (WQS) e defensor do título da tradicional competição de Noronha avança agora para as oitavas-de-final do primeiro grande evento da temporada 2004 do Circuito Mundial de Surfe Profissional.
Continua depois da publicidade
– Noronha é sempre assim. É emoção até o final porque pode pintar uma boa onda em qualquer momento da bateria. São 25 minutos de pura tensão – disse Neco Padaratz, que chegou um pouco atrasado na bateria iniciada às 9h. – Isso atrapalhou um pouco porque nem tive tempo de analisar as condições do mar.
Os outros destaques desta quinta foram o carioca Bruno Santos, que tirou uma nota 9,43 no maior tubo dos três dias da competição, e o potiguar Marcelo Nunes, que estabeleceu um novo recorde de 17,73 pontos de 20 possíveis. A 19ª edição do Hang Loose Pro Contest tem prazo até domingo para ser encerrada. Às 8h desta sexta, os organizadores analisarão as condições do mar para decidir o horário de início das oitavas-de-final.
A grande surpresa do dia, contudo, foi a eliminação de três dos quatro campeões do Hang Loose Pro Contest. O primeiro a cair foi o cabeça-de-chave número 1 Guilherme Herdy, que venceu o campeonato em 2000. Ele não conseguiu boas ondas e foi batido por André Silva (CE) e Wilson Nora (BA).
No confronto seguinte, o cabo-friense Victor Ribas, campeão em 2002, viveu o mesmo drama e acabou superado por Marcondes Rocha (AL) e Fábio Nunes (SP). Logo depois, também deu adeus ao bicampeonato em Noronha o cearense Fábio Silva, que terminou barrado por Renan Rocha (SP) e Davi de Jesus (SC) na 12ª das dezesseis baterias do Evento Principal.
Continua depois da publicidade