O surfista catarinense Neco Padaratz faturou o troféu de campeão da 18ª edição do Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha (PE), pela segunda etapa do World Qualifying Series (WQS) 2003 – a divisão de acesso do circuito mundial. As finais foram disputadas no sábado, dia 16, na Cacimba do Padre, em ondas tubulares de cerca de dois metros de altura.

Continua depois da publicidade

Neco garantiu o título ao receber nota 10 pelo tubo surfado a três minutos do fim da bateria. Somando com uma nota 8,33 recebida em outro tubo, ele superou por apenas 0,03 ponto o norte-americano Bobby Martinez, que totalizou 18,30 pontos (notas 9,57 e 8,73).

O sul-africano Greg Emslie, que tirou uma nota 10 nas semifinais, também ficou perto ao marcar 18,10 pontos (notas 9,83 e 8,27) para terminar em terceiro lugar, com o gaúcho Daison Pereira ficando em quarto entre os 112 surfistas de 10 países que participaram da competição.

– Só quem me conhece bem e acompanhou todo o drama que passei no ano passado sabe o que o meu coração está sentindo agora – disse Neco, referindo-se à hérnia de disco que o tirou das competições por quatro meses em 2002.

– Sou grato por estar em Noronha realizando um sonho que eu tanto queria. Fiquei mais de 10 minutos da bateria final querendo aquela direita (onda com tubo em que tirou 10), durante cinco dias eu competi no mesmo lugar esperando por ela e na hora que eu mais precisava ela veio – afirmou Neco.

Continua depois da publicidade

O título rendeu ao catarinense prêmio de US$ 10 mil e 1,5 mil pontos – o que lhe garante a liderança do WQS 2003. Foi seu sexto título em etapas da divisão de acesso e o 11º de um brasileiro nos vinte campeonatos promovidos pela Hang Loose desde 1986.

Apesar de ter sido o segundo brasileiro mais bem colocado na elite mundial em 2002, Neco Padaratz competiu em Fernando de Noronha sem um patrocinador principal no bico da prancha, já que não houve renovação do contrato que tinha com a própria Hang Loose.

Já o gaúcho Daison Pereira, mesmo terminando em quarto lugar, vibrou bastante no pódio.

– É o meu primeiro grande resultado no WQS e agora quero ver se participo de mais etapas para tentar uma boa colocação no ranking mundial – contou Daison.

Outros valores da nova geração também se destacaram, como o carioca Bruno Santos e o catarinense Marco Polo, que só foram barrados nas semifinais. Também nessa fase ficou o niteroiense Guilherme Herdy (campeão da estréia do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, em 2000), que registrou a marca recorde de 18,60 pontos de 20 possíveis.

Continua depois da publicidade