Bicampeão mundial do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe, o catarinense Neco Padaratz estreou com vitória nesta quinta, dia 16, na 14ª etapa do WQS que acontece na Costa do Sauipe (BA). Surfando ondas irregulares de um metro de altura da praia do Breezes, Neco derrotou o norte-americano Ben Bourgeois, o porto-riquenho Carlos Cabrero e o carioca radicado nos Estados Unidos, Wesley de Souza.

Continua depois da publicidade

– A condição do mar está bem difícil. A diferença não está no surfe, mas na sorte de achar as melhores ondas, pois você não sabe o que pode acontecer, se a onda vai abrir ou não, está tipo uma roleta-russa – disse Neco.

– Já fazia alguns dias que eu não pegava onda, porque não tem onda lá no Sul. E eu vim para cá com a esperança de pegar onda. Mas, é isso mesmo, pelo menos aqui tem onda e para mim foi um primeiro treino de muitos dias – acrescentou Neco, que participou apenas de duas provas neste ano e está bem longe dos líderes do ranking WQS.

O próximo adversário do catarinense será o recordista do evento, o australiano Shaun Cansdell, que levou a nota 9,57 após escolher muito bem a sua primeira onda, que abriu uma longa parede para manobras. Além de Cansdell, Neco também enfrentará o sul-africano Ricky Basnett e o havaiano Hank Gaskell.

Apesar de a maior nota ter ido para o australiano, quem garantiu a maior pontuação do dia foi o cearense Dunga Neto, que tirou uma nota 9,17 e somou 16,17 pontos de 20 possíveis.

Continua depois da publicidade

Dois representantes da Bahia foram eliminados na primeiras baterias desta quinta. O maior ídolo do Estado, Jojó de Olivença, participou do primeiro confronto do dia e foi derrotado pelo pernambucano Paulo Moura e pelo paraibano Jano Belo.

No terceiro, Leonardo Hereda perdeu para o australiano Sam Page e para o guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, que vem de um ótimo terceiro lugar no WQS das Maldivas, encerrado no último domingo.

Mineirinho entrou de vez na briga por uma das 15 vagas do WQS para o World Championship Tour (WCT), que reúne a elite do surfe mundial.

.