O catarinense Neco Padaratz estreou com vitória no Vans Hawaiian Pro, a última etapa do World Qualifying Series 2003, e manteve-se na briga pelo título da divisão de acesso do circuito mundial de surfe. Liderando o WQS 2003 após 36 etapas, Neco tem como principal adversário Trent Munro. O australiano também venceu na estréia e, caso volte a vencer na terceira rodada, assume a liderança do campeonato.
Continua depois da publicidade
Por falta de ondas, a etapa começou somente na quarta, depois de uma semana de espera. A primeira e segunda rodadas foram encerradas na quinta, dia 20, em ondas de 1m a 1m50cm em Haleiwa Beach, na Ilha de Oahu, Havaí.
Além de Neco, outros nove brasileiros estão classificados para a terceira rodada. Desses, seis estão na disputa pelas últimas das 15 vagas ao ASP World Championship Tour (WCT) de 2004, a divisão de elite do circuito mundial. São eles Victor Ribas (RJ), Armando Daltro (BA), Danilo Costa (RN), Peterson Rosa (PR), Renan Rocha (SP) e Guilherme Herdy (RJ).
Já Bernardo Pigmeu (PE) e Jihad Kohdr (PR) estão fora da disputa, enquanto Paulo Moura (PE) ocupa o quarto lugar na classificação do WQS 2003 e está com vaga assegurada.
A terceira rodada começa com Neco dividindo a primeira bateria com Dean Randazzo (EUA) e os cabeças-de-chave Mick Fanning (AUS) e Sean Moody (HAV). Os dois primeiros passam às oitavas-de-final. Se for um deles, o catarinense pode garantir o título de campeão do WQS 2003.
Continua depois da publicidade
Para isso, Neco precisa torcer pela eliminação de Trent Munro na 15ª bateria da terceira rodada. O australiano competirá contra Tom Whitaker (AUS), Chris Ward (EUA) e Patrick Beven – o brasileiro naturalizado francês que há duas semanas venceu a etapa do WQS 2003 na Praia Mole, em Florianópolis.
Porém, se tanto Neco quanto Munro avançarem, o brasileiro perde a liderança do ranking e fica em desvantagem na disputa pelo título. Isso porque o australiano descarta nessa etapa 480 pontos, enquanto o descarte de Neco é de 880 pontos.