As ondas continuam subindo em Cloudbreak e quando as séries nesta segunda, dia 30, passaram a ultrapassar a casa dos 10 pés, mais de 3,5 metros de altura, os organizadores decidiram adiar as três últimas baterias da terceira rodada do Globe WCT Fiji, quarta etapa do World Championship Tour (WCT) – circuito mundial de surfe.

Continua depois da publicidade

O paranaense Peterson Rosa está na última e não competiu, mas três brasileiros já disputaram vagas para as oitavas-de-final e o catarinense Neco Padaratz foi o único que conseguiu se classificar, numa vitória conquistada em sua última onda no minuto final da 11ª bateria.

O brasileiro errou na primeira escolha e o australiano Mick Fanning começou com um 5,5, tirou nota 8 na segunda onda e depois não pegou mais nada além de algumas quedas perigosas em Cloudbreak. Neco não conseguiu completar suas duas ondas seguintes, mas somou 9,33 pontos e ficou precisando de um 8,5 para vencer.

Tentou duas vezes e Fanning também caiu em outras três ondas. Mas no último minuto, Cloudbreak abriu o tubo para Neco, que ainda manobrou forte numa longa esquerda. Os juízes acharam que ela valia a vitória, com a média das notas ficando em exatos 8,5 pontos. O placar terminou empatado em 13,50 pontos, mas o brasileiro venceu por ter recebido a maior nota e seguiu para enfrentar Dean Morrison nas oitavas-de-final.

Já os outros dois nada puderam fazer contra seus adversários, que tiraram as duas primeiras notas 10 no evento principal. A primeira foi recebida pelo australiano Nathan Hedge contra o pernambucano Paulo Moura e Kelly Slater ganhou a outra na vitória sobre o niteroiense Guilherme Herdy.

Continua depois da publicidade