Pelo que vem mostrando nas ondas da Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, o catarinense Neco Padaratz já é apontado como favorito ao título da 14ª etapa do World Qualifying Series (WQS) – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe profissional.
Continua depois da publicidade
O atual bicampeão do WQS derrotou três estrangeiros nesta sexta, dia 17. Pegando longas direitas nas ondas de 1m50cm de altura, Neco ganhou com tranqüilidade do sul-africano Ricky Basnett, do havaiano Hank Gaskell e do terceiro colocado do WQS 2005, o australiano Shaun Cansdell.
A tranqüilidade, no entanto, acabou de forma brusca na última onda da bateria, quando o brasileiro caiu e bateu com a cabeça na prancha, sofrendo pequeno corte. O ferimento deixou Neco ligeiramente tonto e bastante assustado, mas depois constatou-se que havia sido apenas um susto.
– Acho que foi a gana. É vontade demais de representar bem meu país. Eu queria pegar uma última onda para fechar a bateria, fui com muita sede ao pote. Para mim é muito importante conseguir um bom resultado aqui – disse o catarinense.
Neco busca agora classificação às oitavas-de-final do WQS baiano, enfrentando o americano Ben Bourgeois e ao havaiano TJ Barron na última bateria. As disputas têm início previsto para as 9h deste sábado, dia 18.
Continua depois da publicidade
Campeão do WQS em 2003 e 2004, Neco competiu em apenas três das 14 etapas deste ano, incluindo a da Bahia. Por causa disso, está longe dos líderes atuais do campeonato. Já outro brasileiro, o carioca Yuri Sodré, pode assumir a ponta se conseguir bom resultado na Costa do Sauípe.
O atual líder é o australiano Adrian Buchan. Ele e o espanhol Gonzalo Zubizareta venceram nesta sexta-feira a bateria que contava com o último representante baiano na competição, Armando Daltro.
– Fiquei triste porque pensei ter surfado bem, mas os juizes não acharam. Eu era o último baiano na competição e queria muito sair daqui com um bom resultado para subir no ranking, mas não deu – afirmou Armando Daltro.
A etapa baiana do WQS, que termina no domingo, distribui 100 mil dólares em prêmio. O campeão recebe 10 mil dólares.
Continua depois da publicidade