Experiência administrativa é o que não falta aos três candidatos que disputam as eleições municipais para a Prefeitura de São Francisco do Sul. Os três prefeituráveis já estiveram no comando da cidade.

Continua depois da publicidade

PDF:

Entre as propostas de Godofredo Gomes (PSD), Luiz Roberto de Oliveira (PP) e Odilon Ferreira de Oliveira (PMDB), uma é consenso: aproveitar o viés turístico da cidade com a construção de um píer para que cruzeiros atraquem no local. Há dois anos, o município recebeu 31 navios durante a temporada, número que caiu para 15 em 2011 devido a falta de infraestrutura.

Na lista de ideias para São Francisco do Sul também aparecem sugestões de melhorias na captação de água. No passado, a região enfrentou sérios problemas de desabastecimento na temporada de verão, o que não se repetiu nos últimos dois anos. Aparece ainda entre as propostas a reativação do Hospital da Caridade.

Continua depois da publicidade

A disputa deve ser acirrada. Cada uma das três coligações tem sete partidos. O atual prefeito, Luiz Zera, faz o discurso de casa arrumada e de continuidade para os próximos quatro anos.

Sugerindo temas presentes na campanha de quatro anos atrás, como a municipalização do porto de São Francisco do Sul, Luiz Zera promete a pavimentação de 96 ruas durante os próximos quatro anos e a regularização fundiária de 40 mil lotes pelo município, além da criação da guarda municipal de trânsito da cidade.

Por sua vez, Odilon Ferreira de Oliveira, que comandou a cidade durante oito anos (entre 2001 e 2004 e de 2005 a 2008), agora deseja retomar o cargo sugerindo propostas de transporte pelo mar.

Continua depois da publicidade

Além da construção de um píer, quer viabilizar um sistema de táxi marítimo na baia da Babitonga e nas praias. Outras medidas são construir uma nova ponte de acesso para as praias da Enseada, Praia Grande e Prainha, via Majorca.

Como vice em sua chapa, Odilon atraiu Dorlei Antunes (PDT), que atualmente é o vice de Luiz Zera. Antes de compor chapa com Odilon, Dorlei quase fechou na coligação com Godofredo e Walmor Berretta. Mas como queria svice, desistiu do acordo para a coligação que era conhecida como “Tríplice da Babitonga”.

Godofredo Gomes Moreira Filho é o candidato que está há mais tempo afastado do comando de São Francisco do Sul. Prefeito entre 1992 e 1996, sugere agora reativar o Hospital de Caridade por meio de parceria com o governo estadual.

Continua depois da publicidade

O candidato também fala na construção de mais uma adutora para aumentar o abastecimento de água. Outra medida é criar pontos espalhados pelo município com acesso gratuito à internet.

Já na Câmara de Vereadores, serão 126 candidatos na briga pelas nove cadeiras, o que significa uma média de 14 candidatos por vaga. Entre as profissões dos candidatos estão a de servidor público (21), aposentado (6), dona de casa (5) e empresário (5). Quando se trata do grau de instrução de quem está na disputa, 64,5% dos candidatos têm o ensino médio completo. Outros 37 concluíram o ensino superior.

O PPS e o PDT, com 16 nomes cada, são as siglas que mais concorrentes colocaram na disputa. Logo abaixo, vem o PSB com 15. O PMDB e PSD aparecem depois, com 13.

Continua depois da publicidade