Apesar do predomínio da nebulosidade, Santa Catarina deve ter pouca chuva nesta quinta-feira. Segundo o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, isso ocorre pela ação de ventos em níveis altos da atmosfera. Além disso, a umidade vinda do mar também influência a parte Leste do Estado, aumentando a quantidade de nuvens.
Continua depois da publicidade
– Apesar desta condição a maior parte de Santa Catarina terá tempo seco e até com aberturas de sol. Pode ocorrer chuva isolada na faixa Norte, mais perto da divisa com o Paraná, e em poucas cidades do Vale do Itajaí – explica Puchalski.
Pela manhã, por volta de 8h30min, as menores temperaturas eram registradas no Oeste (com 13°C em Chapecó) e Serra (14°C em Lages). No Sul do Estado os termômetros marcaram 15°C ao amanhecer em Criciúma. Na área entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense o dia começou com temperatura em torno de 20°C.
– Durante a tarde as temperaturas ficam entre 23°C e 25ºC em boa parte das cidades. Entre o Oeste e o Sul os termômetros pondem marcar entre 27°C a 29ºC – explica Puchalski.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real
Mudanças nesta sexta-feira:
Enquanto nesta quinta SC tem mais nuvens do que chuva, a instabilidade deve atingir todas as regiões nesta sexta-feira. Em momentos do dia podem ocorrer aberturas de sol, mas a nebulosidade predomina. As temperaturas ficam entre 21°C e 23°C em boa parte do Estado, podendo subir um pouco no Extremo-Oeste.
Tendência para o fim de semana:
Santa Catarina terá atuação de ar quente e úmido, o que provoca muitas nuvens. Os dias terão aberturas de sol, sensação de abafamento e momentos de aberturas de sol.
– Falando de calor, tenho que destacar a próxima segunda-feira: tem tudo para ser um dia muito quente – alerta Puchalski.
Continua depois da publicidade
Risco para navegação:
O Litoral catarinense terá chegada de ondas maiores a partir desta quinta-feira. Segundo a Epagri/Ciram, que monitora as condições do clima no Estado, as maiores ondas são geradas pelo ciclone extreatropical no oceano, enter o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Em momentos de pico, as ondulações podem chegar 2,5m próximo a costa e 4m nas áreas mais afastadas, gerando risco a pequenas embarcações.
::: Leia mais no Blog do Puchalski