Quem mora próximo às regiões por onde passa a SC-390, a famosa Serra do Rio do Rastro, quase sente as quatro estações do ano em um mesmo dia com frequência. Hipérboles à parte, uma das condições mais comuns na região é o aumento da neblina, resultado da combinação de vapor de água com queda de temperatura.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser comum, a condição climática chama a atenção de quem passa pela região pela primeira vez. E, além disso, faz redobrar a atenção de órgãos de segurança.

Neste domingo, a Polícia Rodoviária Estadual (PMRv) alertou motoristas que passavam pela região e paravam no mirante da Serra sobre os cuidados na pista. Conforme a PMRv, o fenômeno chama a atenção de muita gente, mas é preciso planejar a viagem e se preparar para este tipo de circunstância. Por volta das 16h, a neblina já estava amena, mas mesmo assim a PMRv alertava para os cuidados.

Mirante da serra por volta das 16h
Mirante da serra por volta das 16h (Foto: divulgação, PMRv)

Orientações da PMRv

– O farol ligado é obrigatório, mas a PMRv orienta para não usar farol alto nestas condições para não ofuscar a visão de motoristas que conduzem no sentido contrário;

– A distância de segurança entre os veículos deve ser dobrada para evitar colisões;

Continua depois da publicidade

– Atentar-se às sinalizações de velocidade e condições dos trechos ao longo da pista;

– Planejar a viagem e realizar a manutenção preventiva dos veículos, especialmente quando o destino envolve regiões serranas;

– Atentar-se às condições climáticas ao longo da viagem.

Leia as últimas notícias de SC no NSC Total.