A persistente neblina que cobriu Pequim durante o mês de janeiro é um sinal de que o objetivo de ter 238 dias com tempo bom na capital chinesa, palco dos próximos Jogos Olímpicos, pode não acontecer.
Continua depois da publicidade
O objetivo envolve uma promessa feita pelo Governo chinês, que prometeu que a cidade, uma das mais contaminadas do mundo, estaria “verde” para a disputa da competição, em 2008. No entanto, o Escritório Municipal Ambiental de Pequim informou que a qualidade do ar na cidade entre 14 e 22 de janeiro foi de um nível inferior ao esperado, e que ontem foram registrados graves índices de poluição.
No mesmo dia 14, o aeroporto de Pequim teve de cancelar a decolagem de centenas de aviões por mais de quatro horas devido a um nevoeiro causado pela poluição. Durante este tempo, as aeronaves ficaram paradas na pista com os passageiros dentro delas, e estes não receberam nenhum tipo de compensação.
O mês de janeiro em Pequim teve 21 dias com céu claro em 2005 e 19 em 2004, contra apenas oito este ano. E as previsões não são otimistas.
Os esforços do Comitê Organizador de Pequim 2008 (Bocog) para conseguir avanços ambientais na capital chinesa são evidentes, mas os resultados seguem longe dos objetivos.
Continua depois da publicidade
Apesar da retirada da calefação de carvão em parte das casas antigas e da transferência de empresas mais poluentes aos arredores da capital, a poluição no centro urbano de Pequim é evidente a olho nu.