Na manhã desta segunda-feira, os franceses Engoeram Samithamby, 25 anos, e Soufyane Bouazza, 22 anos, esperavam o voo para Salvador na Fun Zone, área localizada no terceiro andar do aeroporto Salgado Filho, onde turistas podem descansar, com espaços para camas, televisões onde passam os jogos e videogames. A dupla, que veio para assistir ao primeiro jogo do mundial no estádio Beira-Rio, entre França e Honduras, tinha viagem marcada para o meio-dia para a capital baiana, onde a França enfrenta a Suíça. Mas, por causa do nevoeiro, deveriam embarcar somente às 14h.
Continua depois da publicidade
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre a Copa 2014
O voo deles era um dos 29 atrasados no dia seguinte ao primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre. Devido à neblina, o Salgado Filho fechou para pousos e decolagens às 4h28min e reabriu apenas às 9h33min, somando cinco horas parado. Outros três voos foram cancelados.
– Problemas como esse, com o tempo, não podemos prever. Na França também acontece. Não vejo problema – conta o professor de História, Samithamby.
Continua depois da publicidade
Os turistas, que têm como terceiro destino o Rio de Janeiro, onde ocorrerá o jogo contra o Equador, se hospedaram em um hotel na Cidade Baixa. Eles afirmam que os porto-alegrenses “são muito atenciosos e receptivos”.
A situação de Thomas Perroy, 30 anos, era ainda pior: o francês, que chegou à Capital na quinta-feira também para assistir ao jogo de domingo, tinha o voo marcado para as 9h, mas só conseguirá voltar a Buenos Aires, onde mora, às 13h.
– Pelo menos, o aeroporto é bom, parecido com os da Europa. Estive na última Copa, na África do Sul, e aqui está sendo bem melhor. Porto Alegre é uma cidade grande, com bastante movimento, mas as pessoas te procuram para ajudar, são simpáticos. Só o que complicou nos últimos dias foi a chuva – conta Perroy, que descansava nas poltronas da Fun Zone entre a espera de cerca de quatro horas.
Continua depois da publicidade
O hondurenho Javier Corea, 41 anos, não se incomodava com o atraso. Depois de assistir ao jogo no Beira-Rio, ele embarcaria para Buenos Aires, onde ia passar alguns dias antes de ir para Curitiba assistir à sua seleção contra o Equador. Seu voo, que estava marcado para as 8h45min, não tinha previsão para sair até o fim da manhã.
– Não tem problema, estou de férias. Relax! _ afirmou o turista enquanto estava deitado, à espera de algum sinal sobre seu voo.
Na sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou testes do novo aparelho antineblina que deve ser instalado no aeroporto, o ILS2.O equipamento já recebeu isenção temporária e agora depende da aprovação do relatório que será enviado pela Anac.
Fechado por 9 horas, aeroporto fica o maior tempo do ano sem operar
Burocracia trava uso de sistema que opera sob mau tempo no aeroporto
Aeroporto Salgado Filho fechou por 259 horas em maio desde 2002