Depois de uma busca de mais de cem anos, os destroços do navio Endurance foram encontrados nas profundezas da Antártida. O anúncio foi feito pelos líderes da expedição nesta quarta-feira (09). 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp?

A embarcação fez parte da Expedição Transantártica Imperial, comandada pelo anglo-irlandês Ernest Shackleton, com uma tripulação de 27 homens. Shackleton iria tentar fazer a primeira travessia por terra da Antártida. 

Porém, em 1915, o navio ficou preso no gelo no Mar de Weddell. Posteriormente, foi perfurado pelo gelo e afundou naquele mesmo ano. Antes disso, toda a tripulação foi salva com vida. 

> Curiosidades: 5 casos de roubos inusitados

Continua depois da publicidade

As primeiras imagens do navio de madeira de 44 metros e três mastros mostram que partes da embarcação foram preservadas mesmo submersa. Os destroços do Endurance foram encontrados numa profundidade de um pouco mais de 3 mil metros, no Mar de Weddell, a Leste da Península Antártida.

Uma equipe de aventureiros, técnicos, arqueólogos marinhos e outros especialistas se organizaram para procurar o naufrágio e realizar pesquisas sobre os efeitos da mudança climática. A missão foi batizada de Endurance22. 

> Assista: centenas de pássaros caem do céu ao mesmo tempo no México​​

O grupo trabalha no navio sul-africano, o Agulhas II, e conta com a ajuda de equipamentos subaquáticos com câmeras de alta definição e scanners para realizar as buscas no fundo do mar.

*Por Andressa Alves

Leia também

Mudanças climáticas avançam com consequências sem precedentes, afirma relatório da ONU

Praia de Balneário Camboriú tem mar com mais ondas e banco de areia após alargamento

Quando começa a construção do primeiro navio de guerra da Marinha em SC