Um gigante navio de contêineres atracou no Porto de Itajaí, com mais de 330 metros de comprimento por 48 metros de largura. Chamado de Seaspan Harrier, a embarcação chegou nesta quinta-feira (24) e realizou operações no berço 02, área arrendada pela JBS Terminais/Seara.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Com bandeira de Hong Kong, o Seaspan Harrier é agenciado pela Wilson Sons. Após concluir suas operações no porto, o navio seguirá para Montevidéu, no Uruguai. Essa atracação representa um passo significativo na retomada das operações de contêineres no Porto de Itajaí, que havia passado por um período de adequações e reestruturações.
O porto agora prevê movimentar 77,5 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) até o final do ano, com uma meta total de 45 mil unidades.
O Seaspan Harrier é um dos vários navios de grande porte que vão marcar a reabertura da área para contêineres. O navio Maersk Lamanai, com 300 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, foi o primeiro a atracar nos berços arrendados após a liberação do alfandegamento.
Continua depois da publicidade
Com a nova arrendatária, a JBS Terminais/Seara, o porto projeta movimentar cerca de 55 mil TEUs só em novembro, superando a meta mínima contratual de 44 mil TEUs. Isso não apenas impulsionará o comércio exterior, mas também consolidará Itajaí como um ponto chave no mapa da logística global.
A JBS Terminais/Seara já tem cinco linhas regulares de navios programadas para o terminal itajaiense. Três delas — Norcoast (Santos x Paranaguá), Hapag Lloyd (Santos x Paranaguá) e MSC (Paranaguá x Santos) — já começaram suas operações. Em novembro, outras duas linhas, da Maersk e da MSC, iniciarão as movimentações no terminal.
Com esses desenvolvimentos, o Porto de Itajaí se posiciona novamente como um hub logístico essencial para o comércio internacional, ampliando sua capacidade de receber embarcações de grande porte e diversificando as rotas comerciais na região.
Veja fotos do Seaspan Harrier no Porto de Itajaí
Continua depois da publicidade
Leia mais
Trabalhadores do Porto de Itajaí aderem a greve nacional e paralisam serviços nesta terça-feira
Balneário Camboriú e Itajaí recebem prêmios no setor de cruzeiros