O Porto de Imbituba recebeu na madrugada desta terça-feira o gigante Cap San Juan, navio de 331 metros que inaugura a rota asiática no porto do Sul de Santa Catarina. A linha será semanal, e Imbituba é um dos 19 locais onde o navio vai atracar no trecho entre a América do Sul e a Ásia, um dos cinco no Brasil. Pelo menos 13 embarcações dessa linha estão previstas para passar por aqui. A expectativa da administração do porto é que o novo negocio aumente o volume de carga movimentada.
Continua depois da publicidade
O Porto de Imbituba tem capacidade para movimentar até 500 mil TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) por ano. Por isso a chegada da rota de longa curso vai aumentar o movimento de cargas. Somente o San Juan tem capacidade para transportar até 10.600 TEU, e estão confirmados 350 contêineres para a primeira escala em Imbituba. Até o final do ano, a movimentação do Porto deve chegar a 60 mil TEU com a nova linha.
Durante a tarde desta terça-feira, o governador Raimundo Colombo, gestores da SCPar Porto de Imbituba, responsável pela administração, estarão no cais para ver de perto o gigante vindo da Ásia, cujo tamanho equivale a três campos de futebol. Representantes das empresas Hamburg Sud e Santos Brasil, armador e arrendatário do Terminal de Contêineres (Tecon Imbituba), também participam do encontro.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense
Continua depois da publicidade