Um navio da Marinha da Nova Zelândia encalhou e acabou afundando próximo a Samoa, país da Oceania. Conforme um comunicado da Força de Defesa da Nova Zelândia, todos os 75 tripulantes e passageiros a bordo foram salvos. O “Manawanui”, como é chamado o navio especializado em mergulho e hidrografia, encalhou na costa sul de Upolu na noite de sábado (5), enquanto fazia uma pesquisa de recifes. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ainda de acordo com a Força de Defesa, alguns dos resgatados apresentavam ferimentos leves, inclusive por terem atravessado um recife. Diversos navios responderam e auxiliaram nos resgates da tripulação e dos passageiros, que deixaram o navio em botes salva-vidas.
Ainda não se sabe o porquê do navio ter encalhado, e isso requer uma investigação mais aprofundada.
— Estamos muito gratos pela ajuda de todos os envolvidos, desde o RCCNZ, que coordenou os esforços de resgate, até os navios que responderam e levaram nossa tripulação e passageiros de Manawanui para um local seguro — exprimiu o comandante do Componente Marítimo, Comodoro Shane Arndell.
Continua depois da publicidade
Às 6h40 de domingo, no horário local, o navio estava muito inclinado e fumaça já podia ser vista. Às 9h, já se sabia que ele havia virado e estava abaixo da superfície.
O encalhe foi um “desafio real para todos a bordo”, disse a ministra da Defesa, Judith Collins. Ela também destacou a importância de determinar a causa do ocorrido, para evitar que isso aconteça novamente no futuro.
Os resgates foram coordenados pelos serviços de emergência de Samoa, com apoio do pessoal de defesa australiano e do centro de resgate da Nova Zelândia.
O Manawanui é usado para fazer diversos trabalhos especializados de mergulho, salvamento e pesquisa em Nova Zelândia e no Pacífico Sul. O governo neozelandês pagou R$ 345 milhões pelo navio em 2018, que afundou completamente neste sábado.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Ataque de abelhas provoca corre-corre e deixa moradores feridos em Rio do Sul