O navio carregado com 69 mil toneladas de soja foi desencalhado na madrugada desta segunda-feira (20) após ficar nove dias parado próximo ao Porto de São Francisco do Sul. A embarcação ficou presa na baía da Babitonga, entre São Francisco do Sul e Itapoá.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O London 2021 estava de saída do Porto de São Francisco do Sul em direção à China quando aconteceu o incidente. Apesar de estar parado, segundo a administração da área portuária, o navio ficou em uma área de fundeio, próximo à saída do canal, e não prejudicou as atividades, nem o fluxo de entrada e saída do complexo. Não houve também qualquer poluição hídrica.
Agora, após o desencalhe, a embarcação foi deslocada para outra área de fundeio, onde aguarda a vistoria final do armador responsável pela embarcação e pela carga para continuar a viagem em direção á Ásia, após a liberação da Marinha do Brasil. A previsão é que esses trâmites legais sejam concluídos ainda nesta semana.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso
O London 2012, com bandeira da Libéria, encalhou na tarde de sábado, 11 de março, na baía da Babitonga, quando saía do Porto de São Francisco do Sul. Desde então, equipes de mergulhadores fazem inspeções subaquáticas que atestaram as boas condições do casco do navio.
— Nesses momentos de apreensão priorizamos o que é mais importante: a proteção da integridade física dos tripulantes do navio e a preservação do meio ambiente na Baía da Babitonga, garantindo, ao mesmo tempo, a continuidade da movimentação de cargas pelo Porto — disse o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira.
Leia também
Grávida de quatro meses é esfaqueada em Joinville; companheiro é preso
Prédio Verde “some” durante o fim de semana na região central de Joinville