O aplicativo CUJU está rodando o estado de Santa Catarina para encontrar novos craques para o futebol feminino e masculino. Para isso, traz na plataforma uma série de exercícios que, além de avaliar, estimula os jovens atletas a aprimorarem habilidades técnicas fundamentais para se desenvolver dentro do esporte.
Continua depois da publicidade
Tutorial: saiba como criar sua conta no CUJU
Um dos exercícios do app testa e eleva a resistência dos jogadores. Chamado de Navette, a atividade avalia o desempenho dos atletas em corridas em curto espaço, exigindo mudanças de direção em velocidade – fatores que, ao longo de uma partida de futebol, geram grande desgaste físico e colocam à prova o condicionamento dos atletas. O exercício do CUJU busca justamente aprimorar esse fundamento nos candidatos.
Navette é um treino de distância curta, onde é estabelecido um limite de tempo para que o atleta realize o trajeto na maior velocidade que conseguir e, consequentemente, em menor tempo.No exercício do aplicativo, o participante deve fazer o trajeto proposto o máximo de vezes que conseguir em um intervalo de um minuto.
Navette aplicado ao futebol
O exercício está sendo cada vez mais aplicado nos treinos de preparação física das equipes profissionais de futebol – especialmente na parte de aquecimento. Além de aprimorar a resistência, a atividade também desenvolve a velocidade do jogador em curtos espaços e, com algumas adaptações, proporciona uma melhora significativa nos chamados sprints.
O navette é facilmente aplicado por não exigir o uso de grandes equipamentos e nem necessitar de estrutura física complexa, já que normalmente é realizado ao ar livre – nos campos de futebol dos centros de treinamento ou até mesmo em espaços públicos, como parques, praças e praias.
Continua depois da publicidade
Antes de gravar
Antes de realizar o exercício pelo aplicativo, é importante se certificar se a câmera está posicionada de uma forma que enquadre todo o percurso – vale ressaltar que o celular deve estar na horizontal, e é aconselhável o uso de um tripé para evitar quedas e trepidações.
Outra dica importante é evitar tons de cores muito próximos. Por exemplo: se for realizar a gravação em um gramado, não use calçados ou cones verdes, pois pode prejudicar a captação da imagem por parte do sistema, atrapalhando na avaliação dos movimentos e da pontuação.
Como fazer o Navette
Com o auxílio de uma trena ou fita métrica, posicione quatro cones em linha reta, com uma distância de três metros entre cada um deles, totalizando 12 metros. Esse é o percurso a ser percorrido durante o exercício.
Na sequência, fique a frente do primeiro cone e, ao ouvir o sinal sonoro do aplicativo, inicie o trajeto. O atleta deve contornar o segundo cone e logo em seguida retornar ao ponto inicial para partir em direção aos outros pontos restantes.
Continua depois da publicidade
O candidato precisa contornar todos os cones, um por vez, sempre retornando ao ponto de partida após cada um deles.
O percurso deve ser feito em alta velocidade, e o atleta deve tentar realizar o trajeto o máximo de vezes que conseguir em um intervalo de um minuto. O aplicativo emite sinais sonoros para o início e o final da atividade.
Dentro do aplicativo há um vídeo demonstrativo do exercício.
Pratique
Não há um limite de tentativas para os exercícios do CUJU. O candidato pode realizar os desafios quantas vezes quiser, avaliando o próprio desempenho e melhorando a execução dos testes a cada repetição.
A Jornada
Competição idealizada e realizada pelo CUJU, A Jornada está percorrendo todas as regiões de Santa Catarina buscando dois novos craques para o futebol – um para o masculino e uma atleta para o feminino.
Continua depois da publicidade
Jovens a partir de 13 anos podem participar. Basta fazer o download do CUJU, completar o perfil no aplicativo e realizar todos os exercícios propostos na plataforma. Um sistema de Inteligência Artificial avalia a execução e, com base no desempenho, estabelece uma pontuação e define um ranking. Os melhores colocados avançam para as próximas etapas.
Os classificados são chamados para testes e avaliações presenciais, feitas por professores de futebol selecionados pelo CUJU. Na última etapa, são realizadas peneiras e um mini torneio para a definição de um time campeão.
Detalhes da premiação
Um atleta do futebol masculino e uma jogadora do feminino serão escolhidos como vencedores, e vão receber, cada um, R$500 mil em premiação. Os recursos serão divididos da seguinte forma:
- Pagamento em dinheiro para o atleta vencedor e a respectiva família;
- Aporte financeiro no clube de origem do atleta vencedor;
- Parte da verba é destinada a projetos esportivos de comunidades, que serão escolhidos pelos vencedores;
Continua depois da publicidade
Além dos prêmios em dinheiro e dos aportes financeiros nos clubes e nos projetos sociais, os atletas escolhidos terão a grande chance de se tornarem jogadores profissionais de futebol, além da possibilidade de viajarem para a Europa para desenvolvimento da carreira.