As ruas centrais de Navegantes ficaram mais coloridas na tarde desta segunda-feira. Milhares de pessoas lotaram as avenidas João Sacavem e Beira-Mar para participar do Navegay.

Continua depois da publicidade

Considerado o maior bloco de sujos do Sul do país, o evento ocorre há 37 anos. A festa ontem foi comandada por 12 trios elétricos, que empurraram a multidão em direção à praia, ao som de axé, sertanejo, pagode, funk e música eletrônica.

O que sobrou foi criatividade na hora de escolher a fantasia. Um grupo de amigos de Itajaí, formado por enfermeiros, bombeiros e trabalhadores do Samu, resolveu criar o “Salva Gay”. Empurrando uma maca e com uma garrafa de cerveja como soro, eles percorreram as ruas na busca dos foliões enfermos. A promessa para 2014 é comprar uma kombi e transformá-la em uma espécie de ambulância.

A concentração para o desfile foi no Posto DNA, na Avenida Santos Dumont e fez lotar também a Praça Nossa Senhora dos Navegantes. As fantasias eram as mais variadas possíveis. Desde Mulher-Maravilha até o assassino do filme Pânico, passando por gladiador e, claro, as tradicionais drag queens.

Continua depois da publicidade

Frequentador assíduo do Navegay, o aposentado Claudir Manoel de Souza teve ainda mais motivos para comemorar. Com o retorno do bloco do coração à avenida, o Acadêmicos de São Domingos, ele fez questão de pegar uma das fantasias das passistas para ir até a avenida.

_ Eu participo do Navegay desde a primeira edição, ajudei a fundar o carnaval na cidade. Por isso, faço questão de vir todos os anos. O movimento foi tão grande que até Itajaí sentiu. Milhares de pessoas formavam filas para entrar no ferry-boat que levava até Navegantes. A fila chegou até as imediações do porto, mas nem isso tirou a alegria dos foliões.

O Navegay faz parte do Navegafolia, evento que termina hoje à noite, a partir das 21h, com o desfile dos blocos campeões do Carnaval 2013.

Continua depois da publicidade