Os bons ventos que sopraram em favor da passagem dos grandes eventos náuticos por Itajaí vêm confirmando nossa vocação em bem receber e organizar eventos de porte internacional, como foi a Volvo e a Aventura pelos Mares do Mundo.

Continua depois da publicidade

Evoluímos do ponto de vista cultural ao darmos um novo conceito para Marejada, agregando valores e costumes de várias etnias e recebendo atletas velejadores do mundo todo, que são unânimes ao relatar a simpatia de nosso povo e as belezas naturais da cidade.

Nos últimos 15 dias Itajaí se transformou no palco de uma das maiores regatas oceânicas do planeta, atraindo repórteres internacionais que destacaram nossa história e levaram o nome da cidade para praticamente todo o mundo, sendo possível acompanhar a regata em tempo integral pela internet.

Mais de 220 mil pessoas passaram pelo Centreventos para conferir uma série de atrações diárias para toda a família, atendendo desde crianças, jovens e adolescentes, com atrações também voltadas para melhor idade e todas oferecidas gratuitamente.

Em um único local era possível fazer um roteiro pela gastronomia e a cultura de cinco países, que estavam representados com restaurantes e chefes de cozinha internacional. Deixamos de ser conhecidos apenas por uma festa portuguesa, embora ela continue sendo referência e motivo de orgulho para nossa origem, mas ganha novos atrativos e um novo conceito.

Continua depois da publicidade

O caráter de voluntariado foi fortalecido através do “VIP Solidário”, uma iniciativa que contemplou 17 entidades que prestam serviços sociais na nossa cidade.

Evoluímos ao ver o sorriso estampado no rosto de cada criança ao enxergar no horizonte um barco impulsionado a vela, sendo soprado para linha de chegada, após cruzar o Oceano Atlântico, incentivando nossos jovens ao esporte, ao lazer, e fomentando a formação de novos atletas que em um futuro breve vão trazer estampado o nome de Itajaí, nas velas e embarcações em novas disputas mundiais.

A administração pública transformou uma festa tipicamente gastronômica em feira de eventos e oportunidades de negócios, gerando empregos e renda para região. A festa também foi estendida para as escolas com visitas e palestras dos velejadores. Festival de Música, atrações culturais e educativas nos colocaram no pódio da realização dos grandes eventos.

Que 2014 possa nos trazer novamente essa grata e maravilhosa experiência de bem receber e de ser sempre bem recebido e que os bons ventos náuticos continuem soprando favoráveis a nossa economia e ao desenvolvimento, pois como diz o ditado popular, navegar é preciso.

Continua depois da publicidade