A nave espacial Soyuz TMA-22 que levou um astronauta americano e dois cosmonautas russos se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) na madrugada desta quarta-feira. A nave havia deixado o cosmódromo russo em Baikonur, no Cazaquistão, na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
O lançamento da missão havia sido atrasado por dois meses devido à queda de uma nave de carga não-tripulada no mês de agosto. A falha gerou dúvidas sobre as futuras missões à ISS, pois o foguete que explodiu utilizava a parte superior dos propulsores os quais levam as naves Soyuz à órbita espacial.
A demora da chegada da TMA-22 reduziu a três pessoas a bordo da estação – o americano Micheal Fossum, o russo Sergey Volkov e o japonês Satoshi Furukawa. Eles estão na base espacial desde junho e esperam regressar à Terra na próxima semana.
O sócio-administrador da Nasa para operações espaciais, William Gerstenmaier, disse em coletiva de imprensa que “a equipe russa fez um ótimo trabalho para garantir que (os astronautas) estivessem em boas condições no lançamento e na acoplagem”.
Continua depois da publicidade