O visual de Paulo Roberto Corrêa da Silva Junior, o PJota, 31 anos, e Rodrigo Preve Ribeiro, 25, resume boa parte da inspiração do negócio de sucesso que criaram. Eles mimetizam, não só no estilo, como na personalidade, o encontro do moderno com o antigo, tão em voga na geração de barbados e tatuados, na moda que referencia o passado, em velhos hábitos ressurgidos em roupagem hype. Por isso, nada do que está em cartaz na barbearia Velhos Amigos, aberta em dezembro no Estreito, região continental de Florianópolis, foi criado forçosamente para caber em uma moda e faturar: tudo ali é original e verdadeiro. Talvez aí more o sucesso.

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A Velhos Amigos está no meio do caminho entre as barbearias antigas, que ainda sobrevivem nos bairros e nos centros das cidades, e as novas opções convertidas em clubes do bolinha com Playstation último tipo, uísque escocês e futebol na tela plana. E parece que a proposta de PJota e Rodrigo tem agradado: no endereço sempre movimentado são atendidos desde tiozinhos que não abrem mão da barba feita toda as semanas até a geração de pós-metrossexuais, preocupada, mas sem paranoia, com o visual.

– As antigas não oferecem tanta tecnologia e também não se atualizam tanto nos cortes. Mas não queríamos algo cheio de frescura. Nossa inspiração é antiga e simples, temos apenas dois serviços: barba e cabelo. Também oferecemos cerveja, mas nada de rótulos artesanais, temos as clássicas mesmo – conta PJota, que largou um emprego estável na área de vendas para se aventurar no negócio próprio com o sócio, recém-formado em Administração.

A inspiração é europeia. Mais precisamente dois endereços que ditam moda ao universo old school do segmento: a Figaro¿s, em Lisboa, e a Schorem, em Roterdã, na Holanda. A exemplo dessas, está a reverência ao passado, especialmente aos cortes clássicos das décadas entre 20 e 50. Toalha quente e instrumentos como a navalha são mantidas na proposta catarinense que, na trilha sonora, oferece blues e rock da melhor qualidade. E os meninos, superestilosos, não dispensam o uniforme, que inclui camiseta, gravata, jaleco branco e chapéu.

– Aqui os investidores são os próprios barbeiros. É uma vantagem porque nesse contato com o público aprendemos muito e melhoramos – conta PJota.

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Se ainda resta dúvida sobre o quanto a dupla leva o passado à sério, games clássicos como street fighter, cadilac dinossouro e tartaruga ninja estão disponíveis no fliperama da barberia que não aceita cartão e nem marca horário. Old is gold parece ser o lema por ali.