O tradicional Náutico será o representante da Grande Florianópolis no Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto, o Estadual amador do nosso futebol, disputado entre esta quinta-feira e sábado. Com a vaga garantida pelo título na Copa Interligas, no mês passado, a equipe da Capital se juntará a quatro representantes de outras regiões de SC: Cometa, de Itapiranga (Oeste), Carlos Renaux, de Brusque (Vale do Itajaí), Metropolitano, de Nova Veneza (Sul), e o anfitrião América FC, de Joinville (Norte).
Continua depois da publicidade
A fórmula de disputa será no sistema de mata-mata em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar. Todos os jogos ocorrerão no Estádio Olímpico, em Joinville. Como o número de times é ímpar, primeiro será definido um semifinalista na abertura do campeonato, hoje, às 16h, no confronto entre Náutico e América. O vencedor enfrenta amanhã o Carlos Renaux. A outra semifinal está definida: será entre Cometa e Metropolitano.
O fato de ter de fazer uma prévia para tentar uma vaga à próxima fase não agradou à equipe da Capital. No entanto, isso não desfaz a motivação.
— Acreditamos que a fórmula seja injusta, porque duas equipes têm que jogar uma partida a mais. Seria tão fácil fazer um número par de representantes, mas não é assim. E mesmo fazendo uma partida a mais, acreditamos que amanhã (quinta-feira) faremos um grande jogo — projeta Fernando Lemos, o Borussia, dirigente do Náutico.
Continua depois da publicidade
Para Borussia, o representante de Florianópolis entra no Estadual amador como franco-atirador. Afinal, argumenta ele, é o único time de bairro “não profissional mesmo”, pois os outros têm estrutura maior. Mas é justamente essa união e organização do pessoal do bairro Santinho que podem fazer do time a sensação do campeonato. O Náutico é tetracampeão municipal e bicampeão da Copa Interligas, disputada na Grande Florianópolis.
— Essa força dos atletas com base no bairro e a organização nos fizeram fortes na região. Uma vez já fomos vice-campeões estaduais, batemos na trave. Desta vez, a nossa vontade é ir lá para sermos campeões, mesmo como azarões. Demos uma reforçada na equipe com peças que não temos, porque alguns atletas não puderam ir. Vamos bem organizados, tudo certinho para desta vez não bater na trave — garante Borussia.
A TABELA
Confira os jogos do Estadual de futebol amador, disputado em Joinville:
1ª Fase (Quinta-feira)
16h — Náutico x América
Semifinais (Sexta-feira)
15h — Cometa x Metropolitano
17h — Vencedor 1ª Fase x Carlos Renaux
Final (Sábado, às 16h)