Com boas ondas de até um metro de altura nas séries, o Nature Festival Santa Catarina Bodyboard Pro começou com a realização da abertura da temporada do Campeonato Catarinense Profissional masculino de 2012 , no Riozinho, Campeche, Sul da Ilha. O evento que faz parte da programação do Floripa Tem ainda reserva para o sábado a etapa do circuito latino-americano feminino, com a presença das tops Isabela Sousa e Neymara Carvalho.
Continua depois da publicidade
O tempo carrancudo e a influência do vento Sul marcou o primeiro do dia do evento. Os 14 melhores bodyboarders do Estado aproveitaram a melhora nas condições do mar em relação a quinta-feira para dar um show de manobras nas ondas cavadas do Riozinho.
Destaque para o campeão brasileiro de 2011, o catarinense Eder Luciano, que compete na condição de convidado.
– Tem umas ondinhas e está me servindo para um bom treino pois semana que vem tem o Brasileiro em São João da Barra e depois já tem a abertura do Mundial, em Pipe – conta o atleta de Itapema.
O atual campeão estadual Darlan Vieira, o paranaense Sanderson Trevisan e Luis Villar são outros fortes concorrentes ao título da etapa estadual que será definida a partir das 16h.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Bodyboard (Fecab), Jarbas Soares, a intenção é promover outras quatro etapa ao longo da temporada: Garopaba, Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis. Essas quatro etapas terão premiação de R$ 10 mil e oferece mil pontos para o campeão. A etapa do Riozinho tem premiação de R$ 2 mil e garante 1 mil pontos no ranking para o campeão.
– Temos um projeto (do Fundesporte) para ser aprovado pelo governo do Estado até o final de fevereiro que contempla essas quatro etapas, que serão realizadas a partir de março – explica.
As meninas que irão competir apenas no sábado também apareceram no evento para conferir as condições das ondas. Nicolle Calheiros e Jessica Becker nem acreditaram quando viras as boas ondas do Riozinho. Elas não haviam ficado animadas com as condições das ondas mexidas pelo forte vento Sul na quinta-feira. Mal chegaram na área reservada para os atletas e já colocaram as roupas de neoprene para cair na água, ao lado da capixaba Neymara Carvalho.
Atual campeão brasileira e vice-mundial, a cearense Isabela Sousa também resolveu fazer um treino.
– Achei a onda animal, para bodyboard mesmo – definiu Isabela, 22 anos, que vai buscar o tetracampeonato latino-americano.
Continua depois da publicidade