A história do cientista alemão Fritz Müller, que veio para Santa Catarina em 1852 e se tornou grande colaborador de Charles Darwin na Teoria da Evolução, já foi contada através de inúmeras reportagens, palestras, peças de teatro e documentários. A arquiteta blumenauense Carolina Viviane Nunes, no entanto, decidiu pensar fora da caixa e abordar um pouco da trajetória do naturalista teuto-brasileiro de um jeito diferente do que já se vê por aí.
Continua depois da publicidade
Assim, com bonecos de marionetes em mãos, ela criou um curta-metragem que mostra de forma divertida parte de uma das expedições dele por Santa Catarina, com bom humor e criatividade de sobra.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
“O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado” conta o que Müller vivenciou ao chegar no ponto final de uma expedição pelo Estado, justamente no pequeno município da Serra Catarinense.
De maneira simples e divertida, o curta propõe valorizar a história local e revelar os segredos da região, desde caminhos pitorescos até a rica flora. A obra terá lançamento no próximo dia 27 de abril, às 18h, na Casa de Campo Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado. No dia seguinte, estará disponível de graça na internet.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do curta-metragem
Depois de chegar ao Brasil, Fritz Müller percorreu centenas de quilômetros por Santa Catarina em busca de fatos que ajudaram a revolucionar a ciência, deixando um legado para a humanidade. Não à toa, foi o próprio Darwin quem o apelidou de “Príncipe dos Observadores”. Em 1886, em uma das expedições, ele partiu de Blumenau com destino ao Morro da Boa Vista, em Rancho Queimado.
Com base nos relatos dessa aventura — escritos pelo próprio Müller — Carolina idealizou o projeto que resultou em um curta-metragem de 10 minutos. A ideia, segundo a blumenauense, é celebrar a contribuição do naturalista à ciência e inspirar crianças a explorarem o mundo da natureza e da pesquisa científica.
Interesse de criança que despertou na vida adulta
Carolina conta que se interessa pela história do cientista alemão desde criança, época em que já visitava o Museu Fritz Müller, em Blumenau, e acompanhava peças de teatro que abordavam a jornada dele. A curiosidade aumentou na fase adulta, depois que a arquiteta se mudou para Rancho Queimado, em 2018, e conheceu de perto relatos sobre os Caminhos de Fritz Müller — tema que também virou uma reportagem especial da NSC desenvolvida pelo jornalista Evandro de Assis.
Continua depois da publicidade
Antes disso, em 2016, Carolina já havia se mudado para a Alemanha, onde fez pesquisas aprofundadas durante um ano e trouxe referências e propostas para o projeto sobre Müller em Santa Catarina. Isso porque foi lá, no país da Europa, que o naturalista nasceu e fez graduação em filosofia, na Universidade de Berlim. Até que, mais tarde, em 1852, ele veio para o Brasil e passou a morar em Blumenau e Florianópolis.
No Estado, Fritz Müller pesquisou a fauna de invertebrados e a flora catarinense. Desses estudos surgiu a correspondência com cientistas de todo o mundo, entre eles o britânico Charles Darwin, que menciona o cientista em uma dezena de citações na 6ª edição de “A Origem das Espécies”, e o usa como referência em outras obras. Foram mais de 100 cartas trocadas entre os dois.
Hoje, as descobertas de Müller em Santa Catarina ainda têm grande relevância para a comunidade científica e o Brasil. Um conhecimento que, no entendimento de Carolina, também poderia ser transmitido às crianças de forma lúdica e educativa, conforme propõe o curta-metragem.
Curta-metragem é levado para as escolas
De acordo com Carolina, “O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado” será disponibilizado para todas as escolas do município da Serra Catarinense, mostrando aos alunos como foi a passagem do naturalista pela cidade.
Continua depois da publicidade
Além da estreia do curta-metragem no dia 27 de abril, a idealizadora do projeto — que também contou com o apoio da Humanität, Acaprena, do Consulado Honorário Britânico de SC e do Laboratório de Áudio da Furb — ministrará uma palestra intitulada “Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional”.
Já para aqueles que desejarem assistir ao filme on-line, basta acessar o site humanitat.com.br a partir de 28 de abril e acompanhar a “interpretação” divertida dos bonecos de marionetes por Rancho Queimado.
*Sob supervisão de Leo Laps
Leia também
Melhor queijo do mundo é feito em pequena cidade de SC e criado por ex-cervejeiros
Jovem de SC que encantou mundo da moda com sucesso relâmpago vira “rosto” da Vogue