As cores, o brilho e a magia do Natal que encantam adultos e crianças já surgiram no comércio de Blumenau. Aliás, muitos enfeites estão ali antes mesmo do início da Oktoberfest. Na loja Planeta Blu, na Rua XV de Novembro, no Centro, por exemplo, os itens foram colocados em setembro e devem permanecer por lá até o final do ano.

Continua depois da publicidade

::: Leia as últimas notícias

Andréia Mantoanelli, a proprietária do estabelecimento, conta que a tradição de enfeitar a loja com antecedência e oferecer os produtos festivos veio da necessidade de atender a uma demanda específica:

– Feirantes que produzem itens para vender buscam a loja. Além deles, muitos clientes se encantam com a decoração e levam algo para casa – conta.

Continua depois da publicidade

Segundo o mestre em Economia e consultor empresarial Caio César Ferrari Santângelo, por trás da sensação de que o Natal chega cada vez mais cedo nas ruas está uma estratégia de marketing. Oferecer uma atmosfera agradável e acolhedora reforça a possibilidade de compra em qualquer loja, conta o especialista.

– É importante estimular as sensações e oferecer uma experiência ao público e o Natal é a data ideal para isto. Quando a pessoa se sente bem, vai consumir. Mesmo sem precisar de algum item específico, a atmosfera convidativa vai fazer com que ela compre, mesmo que por impulso – menciona Santângelo.

A costureira Vanessa Pellense, 36 anos, é uma das clientes que não resistiu ao clima natalino e já começou a montar guirlandas. Ela entrou na loja Planeta Blu para comprar fitas e bolinhas mas acabou levando caixas decoradas para montar kits de presente.

Continua depois da publicidade

– Montei uma guirlanda pra mim e agora vou fazer outra para minha mãe. Estamos entrando no clima – conta.

Shoppings começaram a preparação no fim de outubro

No Norte Shopping e no Neumarkt Shopping, ambos empreendimentos do Grupo Almeida Junior em Blumenau, o clima de Natal chegou nas últimas semanas de outubro. A decoração com data prevista no calendário dos centros comerciais busca durante os meses que antecedem o Natal possibilitar um clima natalino antecipado ao público. Segundo o superintendente de Marketing do Neumarkt Shopping, Marcos Erichsen, durante o período, que vai até a primeira semana de janeiro, o ambiente aconchegante possibilita aos clientes uma sensação de acolhida.

– O espírito natalino desperta o envolvimento das pessoas com a data e com certeza impulsiona as vendas e o passeio das pessoas pelo local – ressalta.

Continua depois da publicidade

Já no Shopping Park Europeu a decoração ainda é um mistério a ser revelado. A gerente de Marketing do local, Viviane Bahr, explica que neste ano dois temas natalinos entraram em votação: o Natal Vintage e Contos de Natal. A montagem do tema vencedor começa na segunda-feira e será revelada ao público apenas na quinta-feira, dia da inauguração da decoração natalina.

– Tentamos ao máximo não antecipar demais o Natal. Esperamos o encerramento da Oktoberfest e começamos o ritmo natalino na segunda semana de novembro. Até porque o consumidor vai às compras na última hora – conta Viviane, ao citar que o maior movimento no shopping ocorre nas duas últimas semanas de dezembro.