O Instituto É o Bicho de Proteção Animal está convocando a população da Grande Florianópolis para colaborar com uma campanha bem diferente nesse Natal. Dezenas de postos de coleta espalhados pela Região estão recebendo até o dia 15 os tradicionais brinquedos e alimentos não perecíveis, mas também ração e medicamentos veterinários. As doações serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade social, e também para seus animaizinhos, atendidos pela ONG. A iniciativa do Instituto É o Bicho de Proteção Animal comprova aquilo que muita gente já sabia: ao contrário daqueles que não ajudam nem bicho nem gente, mas adoram mandar os protetores de animais ‘adotar crianças de rua’, os voluntários são solidários com gente, com bicho, com vida, enfim, e trabalham sem discriminação para uma comunidade mais humana e solidária. A lista de locais de coleta das doações pode ser encontrada no site do Instituto: www.eobicho.org que também abriga informações sobre o bem-estar animal e uma galeria de patudinhos resgatados pelos voluntários para adoção.

Continua depois da publicidade

Natal das artes dá vida ao centro de Florianópolis

A 28ª Feira do Livro de Florianópolis e as tradicionais feiras permanentes de artesanato que acontecem em frente à Catedral Metropolitana (Praças XV e Fernando Machado e no Largo da Alfândega) agora estão integradas num circuito denominado “Natal das Artes”. O projeto do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis teve início neste fim de semana e vai até a véspera de Natal. A ideia é aproveitar o aquecimento do comércio típico de final de ano para valorizar os artesãos da Grande Florianópolis e seu artesanato – principalmente os produtos preparados especialmente para o Natal – e gerar renda. À exceção da Feira do livro que abre hoje e vai até o dia 21 de dezembro, todas as feiras ocorrem regularmente durante o ano, ainda que em dias alternados e com o “Natal das Artes” vão passar a funcionar diariamente. Até o próximo sábado, o horário de funcionamento será das 9h às 18h; de 16 a 23 de dezembro, das 9 às 19 hs, e no dia 24 de dezembro, somente das 9 hs ao meio-dia.

O prazo para aderir ao PDMI está acabando

Continua depois da publicidade

Desde ontem a Prefeitura de Florianópolis aumentou o número de postos de atendimento aos contribuintes que quiserem regularizar a situação tributária através do Parcelamento de Débitos Municipais Incentivado 2013 – PDMI. Agora, o número de guichês no Pro Cidadão para fazer exclusivamente o PDMI aumentou de 25 para 41. A partir de hoje até o dia 20, data de encerramento do prazo para adesão, o horário para a retirada de senhas vai das 8 às 16 hs, sempre de segunda a sexta-feira. Quem quiser parcelar deve procurar uma das seis unidades do Pró-Cidadão a saber – Centro: Rua Arcipreste Paiva, nº 60 (Esquina com a Ten. Silveira), Canasvieiras: Rua José Rosa, n° 408, Rio Tavares: Rodovia SC 405, nº 1318 A, Continente: Rua João Evangelista da Costa- 827- Coloninha, Ingleses: Rua Três Marias S\N e Lagoa da Conceição: Rua Crisógono Vieira da Cruz S/N.

Vivências

Até março do próximo ano, o Museu Etnográfico Casa dos Açores em Biguaçu é o palco da exposição Vivências, da artista plástica Salete de Oliveira. Com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, Vivências traz o olhar romântico de Solí para elementos que a artista considera mágicos em cenas do cotidiano. São 19 quadros e oito esculturas que retratam os costumes e o folclore do litoral catarinense, além do boi de mamão, a renda de bilro, o pão-por-Deus, a pesca artesanal, a olaria, o terno de reis, a festa do divino, entre outros símbolos da cultura açoriana.