“Coisa de brasileiro, né?”. Foi assim que a florianopolitana Claudia Rosa resumiu a correria no Centro da Capital, nesta sexta-feira, 22, para comprar os presentes de Natal para a família. Na antevéspera da noite de ceia, foi grande o movimento dos atrasadinhos em busca de uma lembrança para as pessoas queridas.

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O vai e vem de milhares de pessoas na rua Felipe Schmidt, no Mercado Público e no Camelódromo de Florianópolis fez jus à pesquisa divulgada hoje pela Fecomércio-SC, que aponta que 82,6% dos catarinenses optou por bater perna antes de sacramentar alguma compra. Assim como nos anos anteriores, o comércio de rua puxou a fila, com a preferência de 68,5% dos consumidores, ante 20,8% dos shoppings. Entre os itens mais procurados estão vestuário (47,2%) e brinquedos (23,6%).

— Deixamos bem para a última hora. Vim procurar presentes para os filhos Renan e Juan: um relógio e um brinquedo do Minecraft. O bom é que foi bem baratinho, em conta. Não se comportaram tão bem, mas ganharam mesmo assim — brincou Raquel dos Santos.

Conforme a pesquisa de intenção de compras para o Natal, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades do Estado, o gasto médio com presentes gira em torno de R$ 459,78, um avanço de 3% em relação ao ano passado. Enquanto Florianópolis prevê o maior gasto no Estado (R$ 564,11), Joinville deve desembolsar o menor (R$278,93) pelo segundo ano consecutivo.

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— Venho comprando presentes há vários dias, todo dia um pouquinho. Hoje comprei para meu irmão e minha esposa — contou Alcenir José Rodrigues, funcionário do aeroporto Hercílio Luz.

— Coisa de brasileiro deixar para a última hora, né? Estou comprando presentes para neta, filho, nora e sobrinha. A ceia já está bem encaminhada, acho que vai ser melhor um pouquinho que o ano passado, principalmente porque todos estão muito bem de saúde. O resto a gente se vira — disse Claudia Rosa.

Ceia mais farta

Conforme a pesquisa da Fecomércio-SC, a maioria dos consumidores (37,4%) declarou que está em situação financeira melhor que o ano passado, seguido por aqueles que consideram igual (34,1%) ou pior (28,3%).

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— Desde o início deste ano, vários indicadores já mostram resultados positivos no Estado. Um bom termômetro é que a movimentação está intensa nas lojas desde o início de dezembro, antes mesmo do horário especial do comércio — afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Foi exatamente este o caso da família de Raquel dos Santos. Com a situação financeira um pouco melhor do que no Natal de 2016, a florianopolitana conta que sua ceia será mais farta em 2017.

— A ceia já está toda encaminhada. Está mais farta que o ano passado, melhorou um pouco o financeiro. Desejo muita paz, que todo mundo está precisando, e dindin, que é sempre bom.

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Dicas para evitar problemas nas compras

o Procon de Santa Catarina também divulgou algumas dicas para auxiliar os consumidores. O primeiro passo, segundo o órgão, é realizar uma pesquisa de preços dos itens que pretende adquirir, porque o valor de um mesmo produto pode variar bastante de um estabelecimento para outro.

Outro cuidado importante é verificar a possibilidade de troca do presente, já que as lojas são obrigadas a efetuar a troca somente em caso de defeito, com prazo de até 30 dias para bens não duráveis, como os alimentos, e de 90 dias para os duráveis, como aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados.

Cada vez mais comuns, as compras pela internet também precisam ser acompanhadas de alguns cuidados, como verificar se o site no qual está realizando a compra é confiável, assim como no momento de confirmar o pagamento online. A orientação é verificar no rodapé da página se a empresa tem endereço e consultar, no site da Receita Federal, se o CNPJ está ativo. Na hora de pagar, conferir se há o cadeado na barra de endereços que indica ser um site seguro.

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Com relação à compra de brinquedos para crianças e adolescentes, é recomendável também verificar a indicação de faixa etária do produto, além do selo de garantia do Inmetro que atesta a procedência e segurança do brinquedo.

Os produtos com garantia que apresentem defeitos devem ser encaminhados para assistência técnica, que tem o prazo de até 30 dias para trocar ou consertar o aparelho. Caso contrário, o consumidor tem direito ao dinheiro de volta.

Qualquer problema, o consumidor deve primeiramente negociar uma solução direto com o estabelecimento ou fornecedor. Caso não seja resolvido, o Procon/SC está à disposição para auxiliar os consumidores que se sentirem lesados. As unidades estaduais do Procon/SC estarão abertas de 27 a 29 de dezembro e a partir de 3 de janeiro.

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