No dia 21 de setembro do ano de 1947 nascia um clube que conquistaria muitos torcedores no futebol amador de Joinville e, especialmente do bairro Iririú: o Juventus Futebol Clube. Um destes torcedores nasceu no mesmo dia da fundação do clube. Darci Silva, morador do bairro Iririú, relembra alguns momentos marcantes do seu clube de coração, onde jogou por mais de 20 anos como ponteiro-direito.

Continua depois da publicidade

Atualmente, Darci é um dos diretores do clube, que tem grande tradição no bairro e na cidade. Mas sua história com o Juventus começou há muito tempo, desde quando era guri, com 13 anos. Ele lembra que durante a adolescência ajudou na construção do campo.

– Ajudei até a plantar a grama – lembra.

Em 2002, 2006 e 2016, Darci foi campeão da Segundona pelo Juventus como integrante da diretoria. O maior título do clube, segundo ele, foi em 1964, quando o Juventus conquistou a primeira divisão do campeonato amador de Joinville. Na época, Darci ainda não jogava pelo clube. Além das histórias no gramado, o Juventus era um dos points dos moradores do Iririú, já que tinha um salão. A discoteca iniciava às 14 horas e só acabava às 19 horas, lembra o juventino.

Curiosamente, o momento mais marcante para Darci foi quando jogou contra o próprio Juventus. Em 1971, ele estava jogando pelo Estrela, time que defendeu durante três anos, num amistoso. Foi assim que no campo do Juventus, o ¿lendário¿ Estádio H. de Brito, ele marcou um gol de escanteio (olímpico). Mais tarde, ele lembra que sua avó simplesmente não permitiu que ele dormisse em casa por causa daquele gol. A paixão da família pelo Juventus sempre foi enorme e a avó não admitia que o neto jogasse contra o clube. Naquele ano, o Juventus acabou se sagrando campeão da Segunda Divisão do futebol amador de Joinville.

Continua depois da publicidade

Hoje, Darci carrega com orgulho o grená e o branco do Juventus. Seu irmão, Bertoldo Antonio da Silva, foi um dos fundadores do clube. A importância do irmão era tanta que a servidão que dá acesso ao campo do Juventus leva o seu nome. Darci explica que o clube foi criado depois que o time Liberdade acabou. Alguns integrantes do Liberdade se reuniram e fundaram o Juventus.

Aposentado há mais de 20 anos, Darci dedica parte dos seus dias ao Juventus. É diretor de patrimônio do clube e acompanha as obras que estão sendo feitas para melhorar as instalações da sede. O time se mantém principalmente com as placas de anunciantes ao redor do campo e com a mensalidade de sócios, que podem utilizar o espaço para jogos e confraternizações.

Hoje, a equipe disputa a Primeira Divisão do futebol amador de Joinville. Está em quarto lugar. O time subiu no ano passado, depois de conquistar a Segunda Divisão.

Além do Juventus, pelo menos outros três clubes da região são tradicionais no amador: a Veterana, fundada em 1956; e a Serrana, fundada em 1964 e que já teve estádio nos fundos da Igreja São Sebastião (no bairro Iririú) e hoje tem sua sede no Jardim Iririú.

Continua depois da publicidade