A rivalidade que torna emocionante os maiores clássicos do futebol – o jogado com os pés – nasceu já no primeiro confronto entre duas equipes joinvilenses de futebol americano.

Continua depois da publicidade

A vitória da equipe do Redlions – por 20 a 12 – contra o Joinville Gladiators, na tarde deste domingo, no estádio do Fluminense do Itaum, já ficou para a história.

O jogo foi marcado por muita disputa e um clima tenso, em que os jogadores sabiam que estavam disputando mais do que uma partida da temporada 2016 da Liga Nacional do Futebol Americano no Brasil.

O Gladiators, de uniforme branco e vermelho, saiu na frente do placar com um techdown (seis pontos) na metade do primeiro tempo. O jogo estava nervoso e com as equipes de defesa se destacando em relação aos jogadores de ataque.

Confira todas as notícias do esporte de Joinville e região.

Continua depois da publicidade

O empate dos leões vermelhos (de uniforme vinho) aconteceu no finalzinho do primeiro tempo. Depois, o jogo foi marcado por uma sucessão de ataques e erros de estratégia que levaram o Redlions a fechar a partida em 20 a 12.

E a rivalidade era marcada a cada jogada mais bonita ou conquista da posse de bola, com os gritos de “Joinville é nossa”, disparados por torcedores e jogadores.

A rivalidade se justifica não apenas por que as duas equipes são de Joinville. Mas, também, porque ambas têm em sua história, em seu DNA, o estímulo ao esporte na cidade e no Estado.

Tudo começou nos anos 1990, quando Dennis Prants, um fã do esporte, montou o Joinville Blackhawks com alguns amigos.

Continua depois da publicidade

Entre dissidências e desistências, em 1994 nasceu o Joinville Panzers que, em 2002, numa parceria com o Caxias Futebol Clube formou o Caxias Panzers Football Team.

Em mais uma dissidência, em 2008, nascia o Joinville Gladiators, que se firmou no Sul do País como uma das principais equipes de futebol americano, conquistando o tri campeonato do Estado (2009, 2010 e 2011) e colocações importantes entre os maiores times do país.

E agora, em 2016, pela primeira vez, Joinville passa a ter duas equipes com reais condições de chegar ao título nacional.

Os leões vermelhos saíram na frente, mas os gladiadores prometem manter uma longa e disputada rivalidade, ponto a ponto, jarda a jarda dos gramados de Joinville e do País.

Continua depois da publicidade