A proposta de orçamento da Nasa, a Agência Espacial Americana, para 2014 inclui um plano para capturar roboticamente asteroides em rota de colisão com a Terra. Não se trata de destruir o asteroide, como nos filmes de ficção científica, mas de envolvê-lo em uma espécie de rede e levá-lo a outra órbita para que possa ser explorado por astronautas.
Continua depois da publicidade
Conforme o vídeo divulgado nesta semana pela Nasa para ilustrar como se daria a arrojada operação, a nave-robô detecta o asteroide, posiciona-se diante dele e o agarra com a rede que fica presa à nave como se fosse um balão. O corpo celeste é levado para outro ponto, até a chegada de astronautas, que retiram amostras e fazem estudos.
Veja o vídeo:
A nave conseguiria interceptar asteroides pequenos, de até mil toneladas. O projeto tem previsão de custo de R$ 5,2 bilhões e só seria possível vislumbrá-lo pronto em 2025.
Um dos objetivos do projeto é evitar a colisão de asteroides com a Terra. Em fevereiro passado, partes de um meteoro estimado em sete toneladas atingiu a Rússia, deixando centenas de feridos.
Continua depois da publicidade