A Agência Espacial Americana (Nasa) está convidando os terráqueos a explorar o Planeta Marte por meio de ferramentas online. O chamado “Mars Trek“, que é um aplicativo gratuito, já oferecia visualizações detalhadas do planeta por meio de dados reais coletados em 50 anos de exploração. Com isso os astrônomos, cientistas e alunos podem estudar as características do “Planeta Vermelho”. Agora, porém, a experiência vai ainda mais longe. Com o “Experience Curiosity” os espectadores podem fazer expedições marcianas em programa que simula Marte em 3D, também com base em dados reais.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Nasa divulga imagens da Lua passando pela Terra

A equipe da Nasa já está usando o “Mars Trek” para ajudar na seleção de possíveis locais de pouso para o projeto “Mars 2020”. O aplicativo será usado como parte do processo recém-anunciado da agência para analisar e selecionar locais candidatos para primeira missão de exploração humana ao “Planeta Vermelho” em 2030.

– Esta ferramenta abriu meus olhos a respeito de como devemos abordar o primeiro passeio em outro mundo, e agora o público pode juntar-se à diversão – disse Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da Nasa em Washington – Os nossos exploradores robóticos científicos estão pavimentando o caminho, fazendo um grande progresso na viagem a Marte. Juntos, os seres humanos e robôs são precursores de Marte e do sistema solar – concluiu.

O “Mars Trek” contém mapas interativos, que incluem a capacidade de sobrepor uma série de conjuntos de dados gerados a partir de instrumentos a bordo da nave espacial em órbita de Marte, além de ferramentas de análise para medir características de superfície. Controles padrão de jogo do teclado são utilizados para manobrar os usuários em toda a superfície de Marte em 3D.

Continua depois da publicidade

O “Experience Curiosity” também usa dados da ciência real para criar um modelo realista. Os usuários podem manipular ferramentas e ver Marte através de cada uma de suas câmeras.

– Em três anos, a sonda “Curiosity” já teve uma vida rica e fascinante. Este novo programa permite a experiência do público em algumas das aventuras do em primeira mão – disse Jim Erickson, o gerente de projeto da missão no Jet Propulsion Laboratory.

Para os curiosos que buscam mais detalhes sobre a exploração de Marte, a Nasa oferece alguns links interessantes. Eles vão de arquivos de décadas de exploração do Planeta Vermelho a detalhes dos robôs usados para coletar os materiais. Abaixo alguns endereços na internet que podem ser úteis para quem quer navegar nessa aventura espacial:

Link para mais informações sobre a viagem da Nasa a Marte:

https://www.nasa.gov/topics/journeytomars

Link para mais informações sobre a “Curiosity”:

http://www.nasa.gov/msl

Link para fazer download e imprimir um modelo 3D da “Curiosity”: