A Nasa divulgou nesta quinta-feira imagens feitas pela Estação Espacial Internacional no dia 11 de setembro de 2001, quando ela trafegava acima de Nova York no momento que dois aviões atingiram as torres do World Trade Center.

Continua depois da publicidade

O comandante da expedição 3 Frank Culbertson que estava a bordo da espação espacial relatou a angústia de assistir a intensa fumaça que saía das Torres Gêmeas. Ele era o único norte-americano na equipe.

Imagem do satélite Landsat 7 mostra a fumaça saindo dos prédios por volta das 11h30min do dia seguinte à queda das Torres. Foto: Nasa, Reprodução

Continua depois da publicidade

Assim que soube do ataque, Culbertson começou a documentar em fotografias o evento mais importante da década passada. No dia seguinte, ele publicou uma carta com seus pensamentos sobre o 11 de setembro:

“É horrível ver uma fumaça escorrendo de feridas do próprio país a partir de uma fantástica vista. A dicotomia de estar no espaço dedicado a promover a vida na Terra e assistir a vida sendo destruída por atos intencionais tão terríveis é chocante para o seu cérebro, não importando quem você seja”.