A Nasa anunciou nesta quinta-feira a descoberta de dois sistemas solares com três planetas de tamanho superior à Terra, em “zona habitável”, a uma distância ideal do Sol onde se acredita ter condições para a existência de água em sua superfície e temperaturas que permitem a vida. Os sistemas foram encontrados pelo telescópio Kepler, missão lançada pela Nasa em 2009 que vigia mais de 150 mil estrelas e mede sua luminosidade.
Continua depois da publicidade
O primeiro sistema solar, Kepler-62, possui cinco planetas (62b, 62c, 62d, 62e e 62f) e se encontra a 1,2 mil anos luz da Terra na constelação de Lira. O segundo, Kepler-69, tem dois planetas (69b e 69c) e fica a uma distância de 2,7 mil anos luz, na constelação do Cisne.
Considerados super-planetas, o 62e, o 62f e o 69c, chegam a medir quase duas vezes o tamanho da Terra.
O planeta 62f, que provavelmente tem composição rochosa, é 40% maior que a Terra, e o 62e é cerca de 60%. Já o 69c, é 70% maior e orbita na zona habitável de um sistema solar parecido com o do nosso mundo, porém, não há certeza sobre a sua composição.
Os cientistas não sabem se há vida nos planetas recém descobertos, mas afirmam que ao detectar planetas que orbitam ao redor de uma estrela como o Sol estamos próximos a encontrar um mundo parecido a Terra.
Continua depois da publicidade