A Nasa confirmou a descoberta de um planeta na chamada “Zona Habitável”, região onde pode existir água na forma líquida na superfície de um planeta. A informação foi divulgada pela agência espacial nesta segunda-feira. A missão Kepler também localizou mais de mil candidatos a novos planetas, quase dobrando a contagem anterior.

Continua depois da publicidade

Denominado como Kepler-22b, o planeta recém descoberto é o menor já encontrado orbitando em meio à Zona Habitável de uma estrela semelhante ao nosso sol. Ele tem cerca de 2,4 vezes o raio da Terra. Os cientistas ainda não sabem se o Kepler-22b tem uma composição predominantemente rochosa, gasosa ou líquida.

A descoberta é apontada como um grande passo para encontrar planetas semelhantes à Terra.

– Este é um marco importante no caminho para encontrar um planeta “gêmeo” da Terra – disse Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler.

O planeta Kepler-22b está localizado a 600 anos-luz de distância. Ele gira ao redor de sua estrela (semelhante ao Sol) em 290 dias. A descoberta será relatada na revista “The Astrophysical Journal”, considerada uma das principais publicações científicas sobre astronomia.

Continua depois da publicidade

A sonda Kepler foi lançada em 2009 com objetivo de descobrir planetas semelhantes à Terra pelo espaço.