Internado no Hospital Moinhos de Vento, na Capital, desde quarta-feira em razão de uma infecção de origem desconhecida, o escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, permanecia em estado grave, mas com sinais de resposta ao tratamento, até o início da manhã desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O boletim médico divulgado às 18h de quinta-feira, assinado pelo coordenador médico do Centro de Tratamento Intensivo do hospital, Edubrando Silvestre Oliveira, diz o seguinte: “O quadro permanece grave. O paciente segue necessitando de aparelhos, porém com sinais de resposta ao tratamento a partir do final da manhã desta quinta-feira”.

A equipe de médicos estuda a origem da infecção generalizada, que chegou a comprometer as funções renais do escritor.

Nas semanas que antecederam a internação, Verissimo teve uma agenda agitada. Participou de um festival literário em Araxá (MG) nos dias 9 e 10, passou alguns dias no Rio, retornou a Porto Alegre no dia 13 e, no dia 15, chegou a fazer um show com a banda Jazz 6, em que toca saxofone. Segundo o baixista, Jorge Gerhardt, ele já apresentava alguns sintomas de indisposição, embora o espetáculo tenha transcorrido com tranquilidade.

– Ele estava com a sensação de que ia pegar uma gripe, com a voz rouca e o nariz fungando – recorda Gerhardt.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

“Verissimo estava com a sensação de quem ia pegar uma gripe”, diz baixista Jorge Gerhardt

Luis Fernando Verissimo é internado em Porto Alegre

De acordo com Lúcia Verissimo, mulher do escritor, o primeiro sintoma mais grave foi percebido na sexta-feira passada (16), quando a indisposição aumentou.

Ao longo das últimas semanas, outras pessoas que estiveram em contato com Verissimo e Lúcia reportaram mal-estar e sintomas semelhantes aos de uma gripe. O cartunista Chico Caruso contou que, no dia 12, visitou uma exposição e jantou no Rio de Janeiro em companhia de Verissimo, Lucia e do jornalista Zuenir Ventura. Na ocasião, apenas Lucia apresentava sinais de gripe.

– Ela já veio de Araxá se sentindo mal, tendo calafrios – conta Caruso.

Assim como o casal, Zuenir e Caruso também ficaram doentes no decorrer da semana. Zuenir passou alguns dias acamado, já Caruso revelou ter passado a semana com sensação febril e sintomas de gripe.

Continua depois da publicidade

O hospital Moinhos de Vento divulgará nesta sexta-feira, às 11h, um novo boletim sobre o estado de saúde de Verissimo. Exames, ainda sem resultados, foram realizados em busca da origem da infecção. Acompanham o quadro, o cardiologista Sandro Gonçalves e o médico particular da família, Alberto Rosa.