A neve sempre foi festejada em Santa Catarina. Independente da intensidade em que caiu, ou da abrangência de espaços que ocupou, ela sempre preencheu o imaginário dos catarinenses.
Continua depois da publicidade
As capas do Diário Catarinense demonstram isso há mais de uma década. Em 1990, quando nevou por 12 dias no Estado, as fotos do fenômeno já enfeitavam as páginas nobres do jornal.
Este ano, também não foi diferente. Catorze anos depois do primeiro fenômeno, a neve volta a cair com consistência em Santa Catarina em 2013. Só até agora, foram 11 dias de neve em mais de 150 cidades. O fenômeno também já está entre os cinco maiores em abrangência e intensidade.
– Tivemos neve parecida com essa em 1990, 1988, 1984 e 1981. Pode não ter acontecido no mesmo número de municípios, ou com a mesma quantidade, mas foram parecidas com o que aconteceu neste ano – revelou o agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra.
Continua depois da publicidade
Coutinho explicou que a maior neve que atingiu o Estado foi em 1965, quando nevou da fronteira da Argentina até o Litoral. Mas, ele considerou a nevasca daquele ano fora dos padrões e, por esse motivo, não compara com as outras nevadas no Estado.