Dificuldade para respirar, coriza, perda do olfato e sensação de pressão no nariz e na face são os principais sintomas da congestão nasal, um problema que pode estar relacionado a infecções e alergias respiratórias, causadas por vírus e até pela poluição do ar.
Continua depois da publicidade
Embora bastante comum e relativamente simples de tratar, a congestão nasal pode causar muitos incômodos e dificultar a rotina, ainda mais quando a sensação de nariz entupido atrapalha o sono.
A congestão nasal ocorre devido a uma resposta inflamatória do organismo, caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal. Essa reação, desencadeada por agentes agressores como vírus, bactérias ou alérgenos, leva ao inchaço das paredes nasais, dificultando a respiração pelas narinas.
O nariz entupido pode ser sinal de uma infecção, como um resfriado ou uma gripe, mas também pode ser causado por alergias desencadeadas por substâncias como pólen, poeira e pelos de animais Além disso, a poluição do ar e produtos químicos também podem causar inflamação nas passagens nasais. Em alguns casos, é recomendável avaliar a anatomia do nariz, para descartar problemas como desvio de septo.
Seja qual for a causa, todo processo inflamatório na cavidade nasal e nos seios paranasais é chamado de rinossinusite, doença que pode ser classificada como aguda, quando dura até 12 semanas, ou crônica, quando tem duração maior que 12 semanas.
Continua depois da publicidade
5 medidas simples para aliviar a congestão nasal em casa
- Hidrate-se
A melhor maneira de hidratar o corpo é de dentro para fora, ou seja, tomando bastante água. Assim, com as mucosas mais hidratadas, o risco de lesões causadas por ressecamento, como pequenas fissuras, é menor. A água ainda ajuda o corpo a se recuperar de infecções mais rapidamente.
Bebidas mornas ou quentes, como chás e sopas, auxiliam na redução da inflamação e ajudam a diminuir a congestão nasal, pois tornam o muco mais fluido, além de trazerem conforto e bem-estar.
- Lavagem nasal com soro fisiológico
A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser feita em casa, com a ajuda de uma seringa ou de um higienizador nasal, e tem a função de remover partículas irritantes da mucosa nasal e retirar o excesso de muco.
O processo é simples: é só despejar o conteúdo da seringa ou do higienizador em uma das narinas enquanto inclina a cabeça para o lado contrário. Em seguida, basta inverter o lado. A solução que entra por uma narina deve sair pela outra.
Continua depois da publicidade
É possível, ainda, substituir o soro fisiológico por uma solução salina feita com 200 ml de água filtrada (não utilize água diretamente da torneira, pois pode conter impurezas) e uma pitada de sal de cozinha.
- Banho morno e inalação de vapores
Um banho morno vai trazer relaxamento, melhorando a sensação de bem-estar e, mais do que isso, os vapores produzidos durante o banho ajudam a umidificar a mucosa nasal, reduzindo o desconforto causado pelo ressecamento, e ajudando a eliminar alérgenos da superfície da mucosa e a fluidificar o muco.
Além do banho, é possível criar uma espécie de nebulizador caseiro, colocando água quente em uma bacia, posicionando a cabeça sobre a bacia para respirar o vapor de água. É indicado, ainda, cobrir a cabeça com uma toalha, para manter o vapor concentrado por mais tempo.
- Mantenha a cabeça elevada
Deixar a cabeça elevada em relação ao corpo evita que as vias respiratórias sejam bloqueadas pelo muco. Essa dica é importante principalmente na hora de dormir. Nesses momentos, o uso de travesseiro mais alto é indicado para facilitar a passagem do ar e evitar a sensação de nariz entupido, melhorando o sono e permitindo que se tenha uma boa noite de descanso.
Continua depois da publicidade
- Invista em umidificadores de ambiente
O clima seco pode deixar a mucosa ressecada e sensível e piorar a congestão nasal, principalmente em crianças e em pessoas que apresentam alergia à poeira.
Para atravessar esses dias sem maiores complicações, o uso de umidificadores de ambiente é indicado. Esses aparelhos simples ajudam a aliviar os sintomas de ressecamento e a diminuir os danos causados pela poluição, como a que temos enfrentado recentemente por conta dos corredores de fumaça que atravessam o país.
Se os métodos caseiros não forem suficientes, é possível, ainda, contar com medicamentos que auxiliam no alívio da congestão nasal, como anti-inflamatórios usados para tratar gripes e resfriados, que ajudam a reduzir a inflamação nas vias aéreas superiores, reduzindo sintomas como a coriza e pressão na cabeça.
Chega de sofrer com congestão nasal! Conte com Multigrip.
Multigrip® Cápsula (Paracetamol 400 mg, maleato de clorfeniramina 4 mg, cloridrato de fenilefrina 4 mg) é indicado no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. MultiGrip® é destinado ao alívio da congestão nasal, coriza, febre, dor de cabeça e dores musculares presentes nos estados gripais. MultiGrip® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. Durante o tratamento com MultiGrip®, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Multigrip é um medicamento e seu uso pode trazer riscos. Procure um médico e/ou farmacêutico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Leia a bula. Reg. MS nº 1.1819.0230
Continua depois da publicidade