Um narcotraficante investigado pela Polícia Federal (PF) foi preso em Itapema nesta terça-feira (16). Entre os crimes, ele é suspeito de comprar imóveis de alto padrão para “lavar” dinheiro da venda internacional de drogas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Litoral Norte e do Vale pelo WhatsApp
O homem de 61 anos estava em um sítio em Itapema. A ficha criminal dele é extensa. O idoso já foi condenado anteriormente por ter atuado como líder de uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas e pelo envolvimento no homicídio de um policial federal ocorrido em 2013 no estado de São Paulo.
No ano passado, ao deixar a prisão, passou a executar atos de lavagem de dinheiro, como a aquisição de imóveis, aponta a PF. Segundo informações da Polícia Militar, que apoiou a operação, o homem utilizava uma empresa criada por ele no ano em que foi preso, em 2014, para administrar os bens. A suspeita é que os delitos ocorreram mesmo quando ele estava preso.
A investigação aponta que o narcotraficante tinha forte atuação nos estados do Sul e em São Paulo. Para confirmar a lavagem de dinheiro e a liderança no tráfico, foi autorizada pela Justiça a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico do suspeito.
Continua depois da publicidade
A operação foi batizada de “Legado”, contou com cerca de 30 policiais e localizou também três armas de fogo, documentos e veículos. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão também em Tijucas, em apartamentos de alto padrão e galpões.
O objetivo da Polícia Federal é desarticular a organização criminosa por trás do suspeito. Nos autos do inquérito instaurado, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão.
Leia também
Casa onde nasceu a Dudalina deve virar museu e retomar vocação original de comércio
Antiga Casa Royal no Centro de Blumenau deve dar lugar a dois novos prédios
WEG anuncia ampliação de fábrica em MG com geração de novos empregos