Napoleão Bernardes (PSDB) falou pela primeira como prefeito eleito de Blumenau perto das 18h de domingo, mas foi às 20h20min que deixou a emoção aflorar e comemorou. Na sacada da Sociedade Desportiva Vasto Verde, no Bairro da Velha, foi saudado pelo público que, empunhando bandeiras, gritou os nomes do prefeito e do vice, Jovino Cardoso (DEM).

Continua depois da publicidade

Chegou até lá ao som da música tema das vitórias do piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna. Depois de muitos gritos de vitória, de braços dados com Jovino, falou duas vezes, sempre menos de um minuto. Aos prantos, o vice só conseguiu dizer muito obrigado.

– Quero compartilhar este momento porque significa a renovação das práticas da política. Agradeço a confiança de cada um de vocês – falou em um dos pronunciamentos.

Os candidatos aguardaram o resultado na sede de uma imobiliária no Bairro Ponta Aguda, acompanhados de correligionários e familiares. O prefeito eleito falava com a imprensa quando soube que a apuração havia terminado. Os olhos encheram de lágrimas quando viu os assessores emocionados.

O irmão Caio Bernardes, também comovido, esperou ao lado dos jornalistas para abraçá-lo, mas ganhou a saudação só depois que a imprensa foi atendida. O tucano guardou a comemoração e seguiu a maratona de entrevistas.

Continua depois da publicidade

Em pouco mais de uma hora, Napoleão e Jovino foram a três emissoras de televisão com familiares e assessores. Nas ruas, circularam em carro sem adesivos de campanha. Toparam com carreatas, mas outra vez guardaram a emoção para o aglomerado de filiados que os esperava no Vasto Verde – por ironia, o local onde ocorreu a convenção do candidato derrotado, Jean Kuhlmann (PSD), em 30 de junho.

O resultado do primeiro turno, em que o tucano terminou na liderança – desbancando Ana Paula Lima (PT) e o candidato do governo -, aliado às últimas pesquisas, já sinalizava que o PSDB elegeria o primeiro prefeito da história do partido em Blumenau. Fato que fez o presidente do diretório municipal, Raimundo Mette, chorar e lembrar que Napoleão é uma aposta da nova geração da sigla.

– Temos consciência da responsabilidade, principalmente, diante de um resultado com tanta magnitude. Vou retribuir trabalhando – garantiu o prefeito eleito ao avaliar os mais de 129 mil votos recebidos, 70,7% dos válidos.

Depois de eleito, a primeira ligação que Napoleão recebeu foi de Jean. O candidato do PSD reconheceu a vitória do adversário e ambos acertaram manter uma relação cordial, com um na prefeitura e o outro na Assembleia Legislativa, pelo bem da cidade.

Continua depois da publicidade

O tucano ainda dava entrevistas quando alguém entregou um celular avisando que era o prefeito João Paulo Kleinübing. O eleito agradeceu os cumprimentos e antecipou a vontade de fazer o melhor para a cidade. Também deixou claro que ainda hoje fará contato para uma conversa sobre a

transição.

Aos 30 anos, Napoleão é o mais jovem prefeito eleito em Blumenau. É graduado em Direito pela Furb, onde é professor universitário. Também é especialista em Ciências Criminais e Mestre em Ciência Jurídica. Foi eleito vereador em 2008. Trabalhou também como comunicador na Rádio Nereu Ramos, TV Galega, TVLegislativa e Rádio Clube Blumenau.