A escolha do prefeito Napoleão Bernardes por um engenheiro sem filiação partidária para capitanear a Secretaria de Serviços Urbanos mostra que o governo queria um especialista na pasta. Bernardes ressalta que a escolha por Jansen ocorreu por dois motivos: o conhecimento técnico e a experiência que o engenheiro já teve no serviço público. O prefeito conta que antes de convidar o novo secretário ainda conversou com profissionais de carreira que já trabalharam com Jansen na prefeitura e que o reconhecimento foi positivo:
Continua depois da publicidade
– Ele já trabalhou na Secretaria de Serviços Urbanos por duas ocasiões e tem experiência também na iniciativa privada. Reúne as condições técnicas que nós precisamos e chega com dinamismo para assumir a secretaria.
As secretarias de Obras e Serviços Urbanos foram unificadas em julho de 2013. Na ocasião o então secretário de Serviços Urbanos, Adilson Baher, pediu exoneração por motivos pessoais. França assumiu interinamente o órgão e a prefeitura pretendia analisar como funcionaria a fusão das duas pastas. Porém, o prefeito Napoleão Bernardes revela que a fusão das secretarias acabou não tendo um resultado positivo em razão do volume de trabalho:
– No nosso primeiro ano a Secretaria de Obras ficou muito focada na captação de recursos, tanto que conseguimos uma carteira de empréstimos de R$ 400 milhões para aplicar em obras públicas, então temos aí uma grande dimensão de trabalho para Obras. Por outro lado, Blumenau cresceu muito nos últimos 20 anos e este serviço de zeladoria do município continua sendo feito da mesma forma, o que exige uma secretaria específica com este foco.
Bernardes comentou ainda a informação de que o secretário Paulo França teria recebido um convite do governo do Estado para assumir a Secretaria de Infraestrutura. O prefeito confirma que há sondagens, mas não houve um convite formal. Porém, deixa clara a posição de manter o secretário em Blumenau:
Continua depois da publicidade
– A minha relação com o secretário Paulo França é muito próxima e eu tento demonstrar a ele a importância da permanência dele no município. Por outro lado este convite mostra que a escolha do secretário é técnica, assim como a escolha do Rafael Jansen, e significa dizer que Blumenau está muito bem de infraestrutura, já que ele está sendo sondado para o Estado.