Demorou, mas saiu. O time que começa o ano com o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) foi anunciado ontem com muitos nomes, dois novos cargos e poucas surpresas. A linha de frente foi mantida, com os homens fortes em suas posições de origem e poucas mudanças pontuais.

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Parte já havia sido anunciada, como o chefe de gabinete Jean Havenstein (PSDB), que retornou à pasta depois de trabalhar na campanha eleitoral, e Alexandro Fernandes (PSDB), que após duas passagens pela Secretaria da Fazenda e uma breve estada na Comunicação, tem nova missão à frente do Samae.

Napoleão acredita que o tempo que levou para fazer o anúncio foi o necessário para que todos os trâmites fossem concluídos. Para ele, esta era a terceira etapa de uma agenda política extensa:

– Tínhamos a eleição da Mesa Diretora da Câmara, que foi 15 a 0. Depois as eleições das comissões no retorno da Câmara de Vereadores, onde também a base também conseguiu posições estratégicas, e a terceira etapa era o colegiado. Então está tudo dentro do cronograma.

Novas posições

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Na nova lista, o prefeito já apresentou os dois novos cargos criados dentro da administração municipal. O primeiro é o de secretário de Regularização Fundiária e Habitação, que ficará com Juliano Gonçalves (PV), de saída do Planejamento (que agora se chama Desenvolvimento Urbano). Napoleão afirma que a estrutura da secretaria já existe, com diretoria gerência estabelecidas, mas que o governo percebeu a necessidade de descolar os trabalhos para uma pasta própria.

A outra posição criada ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB). Ele assumirá a Secretaria Executiva do Programa BID e Projetos Especiais. A intenção é que ele coordene os trabalhos entre todas as secretarias pelas quais passam os projetos que recebem o financiamento internacional:

– As obras estão na fase final do projeto de engenharia e logo teremos a fase de licitação para a execução das obras. E como isso passa por muitas secretarias precisa dessa coordenação. E no fim das contas fica elas por elas na questão do salário, porque ele vai receber como secretário, e não como vice-prefeito.

A reforma administrativa ainda precisa passar pelo crivo da Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer sem grandes problemas. O projeto será enviado para a Casa na terça-feira.

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Não teve para todos

Com a difícil tarefa de acomodar os 12 partidos que lhe deram a mão durante a eleição, Napoleão precisou fazer algumas manobras. Sete ganharam espaço no primeiro escalão, além dos seis nomeados sem filiação. Após a definição as questões na Câmara, o prefeito diz que conversou com os partidos e, após receber as indicações, definiu os nomes a partir dos perfis disponibilizados unificando questões políticas e técnicas:

– É uma conjuntura administrativa-política, mas entre os nomes escolhemos o que seria melhor em cada área para o bem da cidade.

A solenidade de apresentação e posse dos novos secretários acontece segunda-feira, dia 13. Na sequência, o prefeito promove a primeira reunião com o novo colegiado.

>> Confira a nova composição do colegiado:

CHEFE DE GABINETE

Jean Henrique Havenstein (PSDB)

Um dos homens fortes de Napoleão Bernardes. Já atuou como diretor geral do Gabinete e é o chefe da pasta desde fevereiro de 2015, no início da segunda metade do primeiro mandato. Retorna à chefia de Gabinete no segundo mandato, após se afastar da função para se dedicar à coordenação da campanha eleitoral de reeleição.

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PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Rodrigo Diego Jansen (DEM)

Procurador geral do município desde 2014. É Mestre em Ciência Jurídica, Especialista em Direito Imobiliário e em Direito Processual e Material Civil. Além de advogado, atuou como professor universitário em nível de graduação e pós-graduação da FURB, UNIASSELVI e IBES/SOCIESC.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Anderson Rosa (sem partido)

Outro nome forte na linha de frente do prefeito. Servidor público na Furb desde 1992, assumiu o comando da secretaria em agosto de 2016, depois de ocupar o posto de diretor geral. Também foi diretor de Controle Interno até 2015.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky (PSDB)

Foi vereador e segundo secretário da Câmara na última legislatura. Como não disputou as eleições de outubro, herdou, numa engenharia política, a cadeira de prefeito com a licença de Napoleão para a disputa. Isso porque o vice-prefeito (Jovino Cardoso), o presidente e o vice da Casa na época (Mário Hildebrandt e Marcos da Rosa, respectivamente) eram candidatos e não poderiam assumir o posto. O primeiro secretário, Célio Dias (PR), pediu licença médica, abrindo caminho para Wanrowsky. O tucano terminou 2016 como chefe de gabinete do prefeito.

SECRETARIA DE DEFESA DO CIDADÃO

Rodrigo Agostinho Quadros (DEM)

Administrador e pós-graduado em Gestão Pública Municipal, foi chefe de gabinete parlamentar e gerente de Planejamento da ADR entre 2011 e 2013.

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SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Moris Cleber Kohl (DEM)

Pós-graduado em Estratégia Empresarial e com MBA em Recursos Humanos, já atuou como professor. passou pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Ampe Blumenau e atuou como diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de 2013 a 2017.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Oscar Guilherme Grotmann Filho (PSB)

Com experiência na área de comunicação, foi membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) e gerente de Gestão Social da então Secretaria da Criança, entre 2008 e 2012. Antes de ser secretário atuava na direção geral da Semudes.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Ivo Bachmann Junior (sem partido)

Atualmente respondendo como diretor de Cartografia e Cadastro da prefeitura desde 2013, cargo que já havia ocupado entre 1993 e 1998. Também foi coordenador do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social no biênio 2010/2011.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Patrícia Lueders (sem partido)

No cargo desde abril do ano passado. Patrícia é pedagoga e pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e servidora de carreira da secretaria desde 2007.

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SECRETARIA EXECUTIVA DO PROGRAMA BID E PROJETOS ESPECIAIS

Mário Hildebrandt (PSB)

O vice-prefeito recebeu a missão de coordenar os trabalhos que vão dar andamento às obras de mobilidade e infra-estrutura custeadas pelo financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Formado em Administração e Assistência Social, já foi secretário de Assistência Social entre 2005 e 2012; vereador de 2013 a 2016; e presidente da Câmara nos últimos dois anos do mandato.

SECRETARIA DE GESTÃO FINANCEIRA

Ronaldo Rogério Wan Dall (PP)

Ele já havia ocupado a Secretaria de Administração no primeiro mandato, entre 2015 e 2016. Foi assessor parlamentar na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e diretor de expediente do Gabinete do Prefeito. É suplente de deputado estadual.

SECRETARIA DE GOVERNO E TRANSPARÊNCIA

Paulo Eduardo de Oliveira Costa (sem partido)

Outro dos homens de confiança. Assumiu o cargo em 2013, quando Napoleão anunciou o seu primeiro secretariado, e desde então é um dos responsáveis pelas estratégias do governo. Tem formação em Jornalismo, é especialista em Ciências e Técnicas de Governo e Mestre em Desenvolvimento Regional.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA URBANA

Régis Evaloir da Silva (PMDB)

Engenheiro Elétrico com pós-graduação em Desenvolvimento Empresarial, foi chefe do Centro de Operação da Distribuição e da Agência Regional de Blumenau da Celesc, cargo que ocupou de 2003 a 2011.

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SECRETARIA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO URBANA

Marcelo Schrubbe (sem partido)

Comandou a Secretária de Defesa do Cidadão entre 2013 e 2017. Foi eleito vereador duas vezes_ entre 2004 e 2012. É graduado em processamento de dados, possui MBA em Administração – Gerente de Cidades e especialização em Cidades Sustentáveis (na Alemanha).

SECRETARIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Maria Regina de Souza Soar (PSDB)

Mais uma secretária com cadeira cativa, Maria Regina está à frente da Saúde desde 2013. Especialista em administração Hospitalar, já foi Gerente de Saúde na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR, antiga SDR), gerente geral do Hospital Santo Antônio e secretária de Saúde de Pomerode.

SECRETARIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E HABITAÇÃO

Juliano Gonçalves (PV)

À frente da Secretaria de Planejamento (que passou a ser chamada de Desenvolvimento Urbano) desde fevereiro de 2015, Gonçalves recebeu a incumbência de tocar uma pasta que volta a existir depois de ter sido eliminada por Napoleão no início do primeiro mandato. É engenheiro civil especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia e Gestão de Projetos e já ocupou cargos em diversas entidades relacionadas à profissão na região.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER / PROEB

Ricardo Stodieck (PSDB)

Assumiu os dois postos em 2013. É empresário e ex-diretor da SC Parcerias. Também atua como presidente da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, e já ocupou o mesmo cargo na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e no Instituto Blumenau.

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SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO (SAMAE)

Alexandro Fernandes (PSDB)

Homem de confiança do prefeito. Na primeira gestão, acumulou duas passagens pela Secretaria da Fazenda e outra rápida pela Secretaria de Comunicação. Formado em Administração, também já foi diretor geral da Câmara de Vereadores e diretor geral da ADR de Blumenau.

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE BLUMENAU (SETERB)

Carlos Lange (PSDB)

Responde pela autarquia desde agosto de 2015. Antes foi assessor jurídico da Faema e da ADR. Tem formação em Direito, com pós-graduação em Direito Público, Tributário e mestrado em Gestão de Políticas.

FUNDAÇÃO DO BEM ESTAR DA FAMÍLIA BLUMENAUENSE (PRÓ-FAMÍLIA)

Cristiane Loureiro (PSB)

Presidente da Associação das Empresas de Fisioterapia do Estado de Santa Catarina desde 2015 e suplente de vereadora pelo PSB, na atual gestão. É graduada em Fisioterapia.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU (FCBlu)

Rodrigo Rogério Ramos (sem partido)

Assumiu a fundação em abril de 2016. foi presidente do Conselho Curador do Museu de Arte de Blumenau e coordenou o projeto Feira do Livro de Blumenau. É bacharel em Comunicação Social.

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FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS (FMD)

Egídio Beckhauser (SD)

Atual coordenador das categorias de base do Clube Metropolitano, já trabalhou em diversos clubes do Estado, principalmente com categorias e base e futebol amador.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (FAEMA)

Alexandre Baumgratz (PP)

Advogado, com habilitação em Direito Público e especialista em Direito Constitucional. Foi professor universitário da Furb e já ocupou o cargo de Procurador Geral de Pomerode.

INTENDÊNCIA DISTRITAL DA VILA ITOUPAVA (IDIVI)

Erno Bublitz

Está à frente da Intendência desde 2013. É empresário do setor de panificação, ex-presidente do Sindicato dos Panificadores de Blumenau. Foi vereador do município de 1993 e 1996.

INTENDÊNCIA DISTRITAL DO GRANDE GARCIA (IDIGG)

Airton Maçaneiro (PMDB)

Líder comunitário, exerceu mandato de vereador como suplente na legislatura passada. Já ocupou a chefia de unidades administrativas na Secretaria de Serviços Urbanos e Faema.

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COMPANHIA URBANIZADORA DE BLUMENAU (URB)

Michael Raul Schneider (PP)

Já atuou na empresa entre 2004 e 2007, em diversas funções como mestre de obras, coordenador de equipes e equipamentos. Formado em Direito, foi auxiliar de coordenação política na Câmara e Vereadores e secretário parlamentar na Câmara de Deputados.

PROCON

Cezar João Cim (PP)

Já ocupou a coordenação do órgão, a Comissão Municipal de Defesa ao Consumidor e a Ouvidoria Geral de Blumenau. Formado em Direito, especialista em direito do consumidor e Procurador de Justiça aposentado. Foi vereador entre 2013 e 2016, não conseguiu a reeleição para vereador no último pleito.